sob q aspectos a ciência medieval identifica_se com concepções gregas e em que medida delas se distancia?
Respostas
Resposta:
A ciência medieval é basicamente um desenvolvimento da grega com influências de outras tradições.
Explicação:
Ao longo da Idade Média (476-1453), o conhecimento filosófico grego (que incluía também a ciência grega, pois não havia essa separação) foi preservado pelos muçulmanos e também pelos monges da Igreja.
Boa parte do período medieval coincide com o auge dos Califados Omíada e Abássida (https://brainly.com.br/tarefa/13740959). Por iniciativa do Califa Harun Rashid, no século IX, muitas obras dos sábios da antiguidade, não apenas gregos, mas também persas, indianos e chineses foram traduzidas para o árabe.
Por outro lado, todo este conhecimento era testado e aprimorado pelos polímatas muçulmanos. Posteriormente, este conhecimento foi transmitido aos europeus através da Península Ibérica, onde havia uma civilização islâmica desde o ano 711.
Assim, a ciência medieval tinha uma forte base grega (Platão, Aristóteles, Pitágoras, Hipócrates, Arquimedes), mas esta base foi aprimorada pelos sábios muçulmanos que trouxeram para esta ciência a experimentação e o desenvolvimento de várias áreas da ciência como química, ótica, medicina e automação.
Uma curiosidade: a chamada ALQUIMIA era basicamente a química praticada pelos cientistas medievais islâmicos e seus seguidores entre os europeus cristãos.