• Matéria: História
  • Autor: mel201950
  • Perguntado 5 anos atrás

1) (UFC-CE) Nos primórdios do sistema colonial, as concessões de terras efetuadas pela metrópole portuguesa pretendiam tanto a ocupação e o povoamento como a organização da produção do açúcar, com fins comerciais. Identifique a alternativa correta sobre as medidas que a Coroa portuguesa adotou para atingir esses objetivos. *
1 ponto
a) Dividiu o território em capitanias hereditárias, cedidas aos donatários, que, por sua vez, distribuíram as terras em sesmarias a homens de posses que as demandaram.
b) Vendeu as terras brasileiras a senhores de engenho já experientes, que garantiram uma produção crescente de açúcar.
c) Dividiu o território em governações vitalícias, cujos governadores distribuíram a terra entre os colonos portugueses.
d)Armou fortemente os colonos para que pudessem defender o território e regulamentou um uso equânime e igualitário da terra entre colonos e índios aliados.
2) (UFU-MG) A distribuição de capitanias hereditárias como sistema de povoamento e colonização das terras do Novo Mundo, desenvolvido por Portugal, foi um empreendimento planejado, respondendo a uma necessidade nova, decorrente da expansão ultramarina. Sua montagem obedecia a determinadas prescrições que contavam, essencialmente, com as cartas de Doação e de Forais, peças básicas da solução das donatarias. Portanto, a respeito da administração do Estado português na Colônia brasileira, através do sistema de donatarias, é incorreto afirmar que: *
1 ponto
a) interessava à Coroa deixar às mãos de particulares a ocupação das terras, visto que ela não poderia, sem risco de perder as Índias Orientais, desviar capitais para essa nova empresa que iniciava.
b) numa perspectiva econômica, as capitanias funcionavam, nos quadros da colonização, como grandes empresas, tendo à frente o donatário como empresário, diretamente responsável pelo investimento inicial.
c)a centralização político-administrativa da Colônia, através do sistema de donatarias, correspondia aos interesses gerais dos donatários.
d) as doações hereditárias de vastas províncias brasileiras, com o seu sistema de sesmaria gratuitas, faziam parte do próprio sistema colonial. "O Estado doava títulos e terras para receber divisas".

Respostas

respondido por: larissaxantonio03
233

Resposta:

Explicação:

Fiz no classroom

Anexos:

andrwww200310: valeu ajudou muito
nowunitedunite: Thanks
respondido por: EduardoPLopes
109

1 -

As Capitanias Hereditárias foram uma forma do Estado Português "dividir" com algumas famílias ricas o dever de financiar o caro e longo processo de colonização do território brasileiro. É correta a alternativa A,

As Capitanias Hereditárias foram criadas principalmente para ocupar o mais  rápido possível, e com o maior número possível de colonos, regiões do país que poderiam ser invadidas por outras potências europeias, em especial a França, tendo se focado em ocupar portos naturais e áreas de interesse econômico mais próximas da Europa.  O sistema, contudo, não deu todos os resultados desejados e foi descontinuado pouco depois, sendo substituído pelo sistema do Governo-Geral.

2 -

É correta a alternativa C, já que este sistema (das Capitanias Hereditárias) não era centralizado administrativamente, e só era centralizado politicamente de modo simbólico, já que o Rei era "senhor" oficial de todas aquelas terras, mas nunca as havia visto e a maior parte da população dali não tinha sequer conhecimento da existência do Rei.

Foi uma tentativa descentralizada, inspirada nas práticas feudais europeias (que nesta época já viviam o declínio, tendo sido já abandonadas em algumas partes da Europa) para garantir a ocupação destes territórios com o menor custo possível ao Estado Português.

Mais sobre este período de nossa história em:

https://brainly.com.br/tarefa/591307

Anexos:
Perguntas similares