Leia o seguinte resumo, extraído de Cortes (2005, p. 1).
O presente ensaio põe em destaque as relações existentes entre conhecimento, poder e ética. No início de um novo milênio, não são poucas as implicações decorrentes das conquistas no campo das ciências da vida, cujas repercussões se refletem no cotidiano de trabalho dos profissionais de saúde e atualizam a interrogação quanto ao que é ou que não é 'bom' para o homem. Na trajetória da humanidade, a vida (do próprio homem, da natureza e dos outros seres não pertencentes à espécie humana) marca o motivo e o objetivo do conhecimento. No contexto das biotecnologias, coloca-se uma pergunta: em que medida estamos nos distanciando daquele motivo primeiro? Três autores se destacam, neste ensaio, na busca por uma resposta: Martin Buber, Hans Jonas e Emmanuel Lévinas. Eu e Tu, O princípio da responsabilidade e Humanismo do outro homem são obras que afirmam a 'alteridade' como motivo da ética. 'A presença do outro' é o que funda o encontro ético. O encontro com o 'diferente de mim' inaugura o 'ato de conhecer' e a ética.
Palavras-chave: ética; responsabilidade; alteridade; conhecimento, poder e ética; ética e ciência.
Ao ler o resumo apresentado, pode-se perceber uma crítica audaz à(ao):
Escolha uma:
a. Idealismo
b. Subjetividade
c. Materialismo
d. Objetividade
e. Naturalismo
Respostas
respondido por:
19
MATERIALISMO ESTA ERRADO
ajudarespostas2:
Algueem?
respondido por:
40
qual a reposta correta?
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