Texto das *6 MULHERES QUE ABALARAM O MUNDO DA CIÊNCIA*
No Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, reunimos algumas mulheres do passado e da atualidade que deixaram sua marca na ciência.
A fisica Marie Curie. Profissão: física Pais de origem: Polônia Nascimento: 1867 Morte: 1934. Marie é um dos nomes mais famosos da ciência mundial. Na época em que viveu, as mulheres não eram incentivadas a estudar. Porém, sua família fazia questão de que ela e as irmãs tivessem uma educação tão boa quanto a que era dada aos homens. Em 1891, Marie entrou na Universidade de Sorbonne, na França, onde estudou física e matemática. Lá, ela ela conheceu o professor de física Pierre Curie, com quem se casou. Os dois tinham o hábito de fazer experimento juntos, embora não tivesse muito dinheiro e frequentemente tivessem que usar equipamentos improvisados. A partir dessas pesquisas, o casal descobriu característica da radioatividade ( a capacidade de determinados elementos químicos de emitir radiação ) e, graças a essas descobertas, em 1930, Marie e Pierre ganhar o prêmio Nobel (que reconhece o trabalho das pessoas que fizeram grandes feitos pela humanidade) da física. Mari e se tornou a primeira mulher a ganhar esse reconhecimento. Mas esse não seria o único Nobel que ela receberia na carreira. Durante seus estudos, a pesquisadora descobriu dois novos elementos químico: o polônio e o rádio. com isso, em 1911, ela recebeu o Nobel da química, se tornando a primeira pessoa a ganhar duas vezes o prêmio.
Niéde Guidon. Profissão: arqueóloga. País de origem: Brasil. Nascimento: 1933. Morte: - guidão se tornou famoso em história natural,:mas começou a se interessar por arqueologia quando começou a trabalhar no museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP). Ela decidiu, então, ir para França, para aprofundar os estudos sobre pré-história na universidade de sorbonne. Em 1963, Nieédi retornou ao Brasil, onde montou, em São Paulo uma exposição sobre pinturas rupestres (pinturas que o povo da pré-história faziam em rochas ou cavernas). foi nessa ocasião que um visitante mostrou a ela uma fotografia de um lugar no Piauí que era pouco conhecido, mas abrigava um grande número de registros antigos.
Em 1970, ela visitou o local e ficou encantada com a riqueza que encontrou. Ao longo dos anos, niéde se dedicou a pesquisar a área, que, a tudo, tem mais de 400 pontos com registro de povos que viveram no passado. Esses registros, segundo a arqueóloga, mostram que, é a mais de 100.000 anos já havia homens habitantes da América. Embora alguns cientistas discordem de niéde - há quem diga que o homem chegou ao continente a 15.000 anos - ela se tornou muito respeitada no Brasil e no resto do mundo. a região estudada por ela se chama parque nacional da capivara e o patrimônio mundial da UNESCO (reconhecimento dado a locais de grande importância).
1. Releia o texto " 6 mulheres que abalaram o mundo da ciência " e responda:
a-) Em que veículo o texto foi publicado?
b-) O veículo de circulação é bastante conhecido do público?
c-) Que tipo de autor o escreveu?
d-) Qual é o assunto principal abordado pelo texto?
e-) O texto é atual ou ultrapassado em relação à data de publicação?
f-) para que tipo de leitor o artigo se dirige?
g-) que importância essas informações podem ter para esse leitor?
Respostas
1 - a) O texto foi publicado em um jornal.
b) Sim, se trata de um jornal chamado Jornal Joca, que existe desde o ano de 2011.
c) Esse texto foi retirado da coluna de Ciência e Tecnologia do Jornal Joca.
d) O assunto principal do texto é a respeito das mulheres que se destacaram no passado ou na atualidade, deixando a marca registrada.
e) Atual, apesar de trazer acontecimentos de mulheres que deixaram sua marca no passado, o texto traz informações de mulheres que desempenham um papel importante até mesmo nos dias atuais.
f) Para qualquer público que queira se informar sobre mulheres que desempenharam importante papel na ciência, mas principalmente para mulheres, por se tratar de um texto em comemoração ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência.
g) Esse texto é de fundamental importância para que o leitor tenham conhecimento a respeito da história de mulheres que tiveram um importante papel na ciência.
Bons estudos!