• Matéria: Português
  • Autor: migueloorun0311
  • Perguntado 5 anos atrás


O telescópio (fragmento)
1Por longo tempo lá ficaram na varanda ouvindo as histórias do céu. Dona Benta parecia um Camilo Flammarion de saia. Esse Flammarion foi um sábio francês que escreveu livros lindos e explicativos. “Quem não entender o que esse homem conta” — costumava dizer Dona Benta, "é melhor que desista de tudo. Seus livros são poemas de sabedoria, claríssimos como água.”
2Quem mais se interessou por aqueles estudos foi Pedrinho. Sonhou a noite inteira com astros e no dia seguinte pulou da cama com uma ideia na cabeça: construir um telescópio! “Que é, afinal de contas, um telescópio?” — refletiu ele. “Um canudo com uns tantos vidros de aumento dentro. Esses vidros aumentam o tamanho dos astros, de modo que eles parecem ficar mais próximos — foi como disse vovó.”
(LOBATO, Monteiro. Viagem no céu. In Obra infantil completa - Edição centenário: 1882-1982. São Paulo, Brasiliense, 1982, pág. 632)
Com base nos dois primeiros parágrafos do texto “O telescópio”, responda:
a) Qual é o foco narrativo do texto? Comprove sua resposta com elementos do texto.
b) Reescreva o trecho como se Dona Benta estivesse contando a história.

Respostas

respondido por: georgeluciana
28

Resposta:

a) O texto é narrado em terceira pessoa. Os verbos estão em terceira pessoa – todas as personagens são referidas em terceira pessoa: “[eles] ficaram na varanda [...]”, “Dona Benta parecia [...]”, “Quem mais se interessou por aqueles estudos foi Pedrinho [...]”, comprovando-se que o texto não é narrado em primeira pessoa, ou seja, por uma personagem.

b) Por longo tempo lá ficamos na varanda ouvindo as histórias do céu. Eu parecia um Camilo Flammarion de saia. Esse Flammarion foi um sábio francês que escreveu livros lindos e explicativos. “Quem não entender o que esse homem conta” — eu costumava dizer, "é melhor que desista de tudo. Seus livros são poemas de sabedoria, claríssimos como água.”

Quem mais se interessou por aqueles estudos foi Pedrinho. Sonhou a noite inteira com astros e no dia seguinte pulou da cama com uma ideia na cabeça: construir um telescópio! “Que é, afinal de contas, um telescópio?” — refletiu ele. “Um canudo com uns tantos vidros de aumento dentro. Esses vidros aumentam o tamanho dos astros, de modo que eles parecem ficar mais próximos — foi como disse vovó.”

Explicação: Observe-se que na transformação do primeiro parágrafo, todos os verbos e pronomes que se referem a Dona Benta mudaram para a primeira pessoa. Como o verbo ficar, na segunda frase, se refere a todo o grupo de personagens, incluindo a avó, foi passado para a primeira pessoa do plural (nós). Já no segundo parágrafo não houve nenhuma mudança, pois a narradora Dona Benta se refere a Pedrinho, tem terceira pessoa. Mesmo a frase “foi como disse a vovó” não pode ser passada para primeira pessoa (“foi como eu disse”), pois ela está entre aspas, ou seja, pertence à fala da personagem Pedrinho e não da narradora do texto transformado (esta é a maior dificuldade da questão).

respondido por: angelpercam2000
1

O foco narrativo é a forma pela qual a história é contada, por meio da visão de um narrador, que pode ser de primeira ou de terceira pessoa. a) O foco narrativo do texto é em terceira pessoa, como podemos observar nos trechos a seguir:

“Por longo tempo lá ficaram na varanda ouvindo as histórias do céu. Dona Benta parecia um Camilo Flammarion de saia”.

Sonhou a noite inteira com astros e no dia seguinte pulou da cama com uma ideia na cabeça: construir um telescópio!”

b) Se em vez de um narrador em terceira pessoa tivéssemos a Dona Benta, então o foco narrativo passaria a ser de primeira pessoa, visto que ela participa da história. Assim:

Por longo tempo lá ficamos na varanda ouvindo as histórias do céu. Eu parecia um Camilo Flammarion de saia. Esse Flammarion foi um sábio francês que escreveu livros lindos e explicativos. “Quem não entender o que esse homem conta” — eu costumava dizer, "é melhor que desista de tudo. Seus livros são poemas de sabedoria, claríssimos como água.”

2Quem mais se interessou por aqueles estudos foi Pedrinho. Sonhou a noite inteira com astros e no dia seguinte pulou da cama com uma ideia na cabeça: construir um telescópio! “Que é, afinal de contas, um telescópio?” — refletiu ele. “Um canudo com uns tantos vidros de aumento dentro. Esses vidros aumentam o tamanho dos astros, de modo que eles parecem ficar mais próximos — foi como eu disse vovó.”

Narrativa

A narrativa é um tipo de texto em que se conta uma história, que pode ser de diferentes temas, desde o drama e a comédia à história de um povo ou a relatos de viagem. A narrativa contém geralmente a presença de um narrador, das personagens, assim como encontramos o enredo, o cenário e o tempo. A eles chamamos elementos da narrativa, que são importantes para a construção da trama, que é o fio condutor da história.

Saiba mais sobre narrativa em:

https://brainly.com.br/tarefa/32793692

Anexos:
Perguntas similares