Respostas
Resposta:
Mesmo propondo a divisão entre os poderes, Montesquieu aponta que cada um destes deveriam se equilibrar entre a autonomia e a intervenção nos demais poderes. Dessa forma, cada poder não poderia ser desrespeitado nas funções que deveria cumprir.
Se todos os poderes ficassem em uma só mão, não seria tão diferente do absolutismo, já que teria uma concentração de poderes.
Explicação:
O Espírito das Leis
Diante da separação Montesquieu afirma também que os recém criados poderes precisam, necessariamente, tomar decisões que variam entre a autonomia e a intervenção dos outros poderes. Cada poder deve ser autônomo e suas decisões devem respeitadas pelos outros.
Importante filósofo, político e escritor francês, Montesquieu é considerado um dos principais filósofos do Iluminismo. Montesquieu era contra o absolutismo monárquico, entre as suas principais críticas estava a concentração do poder nas mãos do rei. Nesse sentido, defendia a tripartição dos poderes políticos baseado na independência e harmonia entre os poderes executivo, legislativo e judiciário.