Sim vou fazer mais uma pergunta :). O sociólogo clássico Émile Durkheim foi um defensor do papel das instituições sociais na composição da sociedade. Defensor também do capitalismo, ele pensou a sociedade como um todo coeso que necessita das instituições para a sua composição. Esta afirmação está correta?
Respostas
Resposta:
O sociólogo clássico Émile Durkheim foi um defensor do papel das instituições sociais na composição da sociedade. Defensor também do capitalismo, ele pensou a sociedade como um todo coeso que necessita das instituições para a sua composição. Para Durkheim, existem duas formas de coesão social:
Explicação:
Solidariedade mecânica: é característica das sociedades pré-capitalistas, cuja organização é feita com base em pontos de coesão mais próximos e nas quais não há grande distância entre seus membros. Tudo funciona como um grande mecanismo.
Solidariedade orgânica: é aquela em que há uma formação de um organismo social, com vários órgãos diferentes que possuem entre si uma coesão interna. Esse tipo de coesão é típico das sociedades capitalistas, que dividem a formação social em grupos diferentes.
Para Émile Durkheim, as instituições sociais são uma forma de garantir a ordem da sociedade, sendo elos que unem os cidadãos em torno de uma formação social. Para o sociólogo, existem duas formas de socialização que separam as instituições sociais:
Socialização primária: é provida pelas primeiras instituições com as quais o indivíduo tem contato. A principal delas é a família. Baseia-se nas normas da afetividade.
Socialização secundária: coloca o indivíduo em convívio com outras formas de socialização, entrando em contato com indivíduos fora do convívio familiar. Ela está baseada em normas sociais mais rígidas e exteriores ao indivíduo e ao grupo familiar. São elas a Igreja, a escola, o trabalho e o Estado.