ós ler este texto, você descobriu que nossos ancestrais passaram muitos anos
para evoluírem do Período Paleolítico para o Neolítico. Explique qual foi a descoberta
importante que marcou essa evolução de um Período para o outro?
_______________________________________________________________
Respostas
Resposta:
O Paleolítico é o primeiro período da Pré-História. Os primeiros grupos humanos procuravam adaptar-se ao ambiente em que viviam e buscavam a sobrevivência por meio da caça de animais, pesca de peixes nos rios e colheita de vegetais e frutos disponíveis por onde passavam. Os primeiros seres humanos eram nômades e estavam em constante deslocamento, fugindo das intempéries da natureza ou de animais selvagens, como também em busca de espaço que pudesse fornecer alimentos ou proteção para o momento. A principal transformação ocorrida nesse período foi a descoberta do fogo.
Leia também: Arte da Pré-História nos períodos Paleolítico e Neolítico
Divisão da Pré-História
Apesar de questionada pela historiografia recente, a divisão da Pré-História auxilia na compreensão dos vários momentos vividos pelos humanos primitivos desde o seu surgimento na Terra até a formação das primeiras civilizações da Antiguidade Oriental. Essa divisão permite a localização das ações dos hominídeos ao longo do tempo. Ao acompanhar esses momentos, percebemos as transformações nas relações entre homem e natureza no decorrer dos anos.
A Pré-História é dividida da seguinte forma:
Paleolítico: o primeiro período é caracterizado pela caça, pesca, colheita de frutos e a descoberta do fogo.
Neolítico: os hominídeos tornaram-se sedentários, iniciando a prática da agricultura.
Idade dos Metais: é marcada pelo uso do metal no cotidiano dos primeiros grupos humanos, com a produção de armas para combater animais ferozes ou grupos inimigos.
Características do Paleolítico
Os hominídeos viviam da caça, da pesca e da coleta de vegetais e frutas disponíveis na natureza. Eles eram nômades, ou seja, estavam em constante deslocamento, e não tinham lugar fixo para morar, pois eram vulneráveis aos fenômenos naturais. A descoberta e o controle do fogo permitiram o aquecimento com relação ao frio, espantar animais silvestres e assar os alimentos.