Em uma das etapas do tratamento da água se acrescenta o sulfato de alumínio Al2(SO4)3 este composto tem um importante papel no processo sem ele seria praticamente impossível retirar as impurezas presentes na água sem tratamento a imagem a seguir ilustra o Al2(SO4)3 agindo sobre a água ela também serve para representar duas etapas do tratamento convencional usado na ETA's defina estás etapas
A( )filtração e decantaçao
B( )flocuraçao e fluorentaçao
C( )correção do pH e decantaçao
D( )flocuraçao e decantaçao
E( ) desinfecção e decantação
Respostas
Resposta:
Floculação e sedimentação.
Resposta:
Letra D: Flocuraçao e decantaçao
Explicação:
A decantação é um processo de separação que permite separar misturas heterogêneas. Utilizada principalmente em misturas bifásicas, como sólido-líquido (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água e óleo) e líquido-gás (vapor d’água e ar). Sendo esse processo fundamentado nas diferenças existentes entre as densidades dos componentes da mistura, e na espera pela sua decantação. A mistura é colocada em repouso num recipiente, de preferência fechado.
Após a separação visual (fases), o processo pode ser feito através de vários métodos, que podem mudar o nome decantação por sifonação ou funil de decantação:
Decantação: separa-se um componente do outro através de um bastão de vidro, vertendo o líquido lentamente com a ajuda do bastão, até a substância menos densa passar para o outro recipiente. Este método evita que o líquido escorra para fora do recipiente, passando perfeitamente pelo bastão, e muito utilizado em separações de misturas sólido-líquido, como areia e água.
Funil de bromo ou funil de decantação: este método é usado para separar líquido-líquido, como óleo e água. O líquido mais denso passa controladamente através de uma válvula que é fechada imediatamente quando sua separação se completa, ou seja, antes que o líquido menos denso passe pela válvula e se misture novamente com o outro recipiente.
Sifonação: o recipiente que contém a mistura é colocado a uma altura superior do recipiente em que ocorrerá a separação e, através de um sifão, a substância menos densa é passada para o outro recipiente. Isso se deve á pressão no recipiente de cima ser maior do que no de baixo. Esse método só é possível se o sifão estiver completamente preenchido pelo líquido. Método muito utilizado também para esvaziar piscinas, aquários e transferir combustível de um recipiente para o outro.