EXPLICAR O PODER DA IGREJA CATÓLICA, SEU PAPEL NAS ARTES E NO CONHECIMENTO NESSE PERÍODO, CITANDO, PELO MENOS, DOIS EXEMPLOS
Respostas
Resposta:
Como você não especificou o período, responderei como se você tivesse dito que era a Idade Média.
O poder da Igreja Católica, originalmente, era religioso e moral. Usava-se o medo do inferno e da perdição para manter os indivíduos sob controle da Igreja. Gradualmente, o poder também tornou-se político. Após a doação de terras por parte de Carlos Magno pelo Patrimônio de São pedro, a Igreja ganhou grande quantidade de terras na Itália Central sob sua administração direta, nascendo assim os chamados Estados Papais.
Quanto ao conhecimento e cultura, a Igreja monopolizava essas áreas. Quase que exclusivamente os saberes eram produzidos nos mosteiros, somente mais tarde na Baixa Idade Média as universidades seriam fundadas, porém ainda sob o olhar da Igreja.
A principal contribuição da Igreja no conhecimento é a filosofia medieval. Podemos citar como exemplo São Tomás de Aquino, um dos principais representantes da filosofia católica.
Nas artes, citamos como exemplo os cânticos gregorianos, um estilo musical religioso patrocinado pelo papa Gregório I, que buscava uma musica propriamente católica para utilizar em ritos e missas.
Explicação: