• Matéria: Ed. Física
  • Autor: pedrohenrique66243
  • Perguntado 5 anos atrás

De acordo com o texto, como é explicada a origem no mundo? (6 linhas)

02) A partir do que foi exposto no texto, como podemos conceituar Transcedência e Imanência?

Exemplifique. (6 linhas)

03) Qual a crítica que o filósofo Immanuel Kant faz sobre a noção de imanente e transcendente? (3

linhas​

Respostas

respondido por: leticiacirineuguimar
0

Resposta:

2) Há muito tempo o homem questiona a origem do Universo e do planeta Terra. Atualmente temos duas vertentes que tentam explicar essa origem: o criacionismo (explicação religiosa) e o evolucionismo (explicação científica). O Big Bang é uma teoria evolucionista desenvolvida a partir do século XX. Quanto à origem do Universo, são muitas as teorias que buscam explicar a sua criação, porém, a mais aceita pela classe científica e acadêmica é a do Big Bang.

A teoria do Big Bang foi divulgada no início do século XX, após ter sido formulada por astrônomos e físicos. Essa classe científica acredita que a formação do Universo se deu a partir de gigantescas explosões que teriam acontecido há pelo menos 15 bilhões de anos.

Segundo tais cientistas, o Universo - antes da suposta explosão - se encontrava aglomerado em uma espécie de esfera densa e quente, além disso, tinha uma composição a partir de hélio e hidrogênio. Entretanto, eles não conseguem explicar o que teria motivado a explosão da esfera e sua intensidade, sabem que a partir do evento foram lançados materiais por todos os rumos.

A teoria do Big Bang afirma que após a explosão e a acomodação das diferentes matérias, essas se aglomeraram formando as galáxias do Universo.

Com base nessa teoria esse processo ainda continua, ou seja, o Universo ainda está em constante expansão.

Segundo a teoria do Big Bang, o Universo teria se formado a partir de uma grande explosão.

   Desde as primeiras manifestações mítico-religiosas o homem busca resposta para essa questão. Nesse âmbito, a teoria criacionista é a que tem maior aceitação .O Criacionismo é a teoria ou crença religiosa na qual a humanidade, toda a vida na Terra e no Universo são frutos da criação de um ser sobrenatural.

Essa teoria parte do pressuposto de que essas criações não estariam sujeitas a evoluções ou transformações.  

O criacionismo é um discurso baseado em tradições escritas que buscam explicações literais para narrativas mítico-religiosas presentes nas escrituras sagradas. O cristianismo adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a narrativa bíblica, o homem foi concebido depois que Deus criou céus e terra. Também feito a partir do barro, o homem teria ganhado vida quando Deus assoprou o fôlego da vida em suas narinas.  

  Essas são as teorias mais aceitas atualmente, mas será que tudo isso aconteceu por acaso? um mundo simplesmente magnífico e perfeito foi criado por uma explosão? Se a força da gravidade fosse mais fraca, as estrelas não se compactariam o suficiente de modo que a fusão nuclear pudesse ocorrer. A fusão é necessária para produzir os elementos mais pesados dos quais a vida depende (como carbono, nitrogênio e oxigênio) --- e sem fusão, haveria apenas hidrogênio e hélio em todo o universo. Por outro lado, se a gravidade fosse mais forte, estrelas iriam queimar tão quente que iriam queimar em cerca de um ano ,as propriedades da gravidade, especialmente sua força, poderiam facilmente ter sido diferentes. Na verdade, é um milagre inexplicável que a gravidade é tão fraca como é, já que os seres humanos evoluirão a partir de um macaco, por que eles não continuam a evoluir? Eles simplesmente pararam e pronto? isso tudo comprova a existência de um ser superior: Deus .

assista esse vídeo vai explicar melhor: https://youtu.be/guWVbLW-MR4

2)  transcendência: do que ultrapassa os limites do considerado normal ou aceitável. ... [Religião] Qualidade de Deus que destaca sua superioridade em relação ao mundo e aos seres por Ele criados.

   imanência: qualidade do que pertence à substância ou essência de algo, à sua interioridade, em contraste com a existência, real ou fictícia, de uma dimensão externa.

3) Immanuel Kant, filósofo alemão iluminista, apontou a necessidade de uma crítica revisionista à metafísica feita até então e fez uma distinção entre aquilo que podemos conhecer (o que está presente no tempo e no espaço, portanto, é imanente) e aquilo que podemos apenas entender (aquilo que não está no tempo e no espaço, ...

Explicação:

Perguntas similares