o autor utiliza se de um recurso mitolinguistico ou seja de uma crônica para falar do próprio crônica?justifique
Respostas
A. A personagem principal é a bola, em que o narrador faz uma série de elogios ao principal instrumento do futebol, que pode ser acompanhado em jogos na rua ou até mesmo em grandes decisões de Copa do Mundo.
B. O autor utilizou os seguintes recursos linguísticos para falar sobre a bola:
"Uma bola assim, toda de branco, coberta de condecorações por todos os gomos (gomos hexagonais!), jamais seria barrada em recepção do Itamaraty".
C. O autor da crônica é classificado como narrador observador, pois ele apenas observa os fatos, não participa deles. O foco narrativo é em terceira pessoa.
D. A história se passa em uma pracinha, onde acontece as partidas de futebol.
E. O narrador observador afirma que a praça não é como antes, em que os meninos brincavam de bola. Agora os frequentadores são apáticos, somente com uma babá empurrando o carrinho, senhores que não trocam diálogo.
F. O conflito foi a mudança da praça que era agitada, e que agora é apática. Os recursos usados pelo autor para demonstrar a transformação foram de que os moradores são apáticos, que não são os mesmos.
G. Sugere que a bola é coitadinha porque "sente" os chutes dados pelas pessoas, como se o objeto tivesse vida.
H. As expressões do cotidiano são do mundo da bola, como: pelada, craque, racha, pintura, etc.
I. O desfecho foi de um idoso que chega na pelada como se fosse um espantalho, já que ao invés de gostar do jogo de pelada, resolve acabar com a brincadeira, rasgando a bola com um canivete.