O mercado é o ambiente propício para a troca de bens e serviços, sendo percebido como a instituição ou organização mediante a qual os vendedores e os compradores estabelecem uma relação comercial com o fim de realizar transações, acordos ou trocas comerciais. As estruturas de mercado surgem a partir do momento em que se unem grupos de vendedores e de compradores, permitindo que se articule um mecanismo de oferta e procura. Estas estruturas de mercado diferem entre si pela quantidade de empresas e na capacidade de influenciar o preço, por parte do vendedor, ou por parte do comprador, sendo classificadas em concorrência perfeita, monopólio, oligopólio, concorrência monopolista, monopsônio e oligopsônio.
Sobre a estrutura de mercado oligopólio, analise as afirmações a seguir:
No oligopólio um grande número de empresas de grande porte controlará a maior parte ou a totalidade do que é produzido e comercializado.
No oligopólio os produtores tornam-se interdependentes e guiam suas políticas de produção de acordo com a política das demais empresas.
Existe uma interdependência entre as empresas, que dominam o mercado por possuírem uma produção eficiente e de custos controlados.
Assinale a alternativa correta:
A - As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
B - Apenas a afirmativa II é verdadeira.
C - Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
D - Apenas a afirmativa III é verdadeira.
E - Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
Respostas
Resposta:
E - Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
Explicação:
Resposta:
Afirmativas I e II
Explicação:
É correto afirmar, que para o nosso propósito, somente as afirmativas I e II são verdadeiras, uma vez que a estrutura de mercado Monopsônio é a estrutura de mercado em que existe somente um comprador de um determinado produto ou serviço. A estrutura de mercado monopsônio garante ao comprador uma enorme vantagem no mercado uma vez que pode influenciar diretamente nos preços que serão praticados. Se tonar um comprador na estrutura de mercado monopsônio é muito difícil e existem diversas barreiras. As barreiras de entrada se estendem também para as empresas que desejam vender para esse comprador, já que a competitividade é muito mais alta. Livro utilizado: Teoria Econômica - Antônio Marcos Dozza, Raimundo N. Casé de Brito. – 2. ed. – Curitiba: Fael, 2018. Conteúdo abordado: Capítulo 5 – Estruturas de Mercado.