"A lei passa por um processo antes de entrar em vigor, sendo certo que, após a sua elaboração, promulgação e publicação, tem vigência depois de um período de vacatio legis. A vacatio legis consiste no lapso temporal necessário para que as pessoas tenham conhecimento da existência da nova lei. Este período começa com a publicação oficial da lei e termina com entrada em vigor desta nova lei.". (TARTUCE, Flavio. Direito Civil: Volume 1. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2019).
Sobre a vacatio legis, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
Se a lei já entrou em vigor e forem feitas correções de seu texto, a parte alterada não será considerada lei nova, portanto, passa a ser obrigatória no momento de sua alteração.
b.
O prazo da vacatio legis será sempre de 45 dias após a publicação da lei.
c.
O prazo de vacatio legis para que a lei brasileira produza seus efeitos em países estrangeiros é de 60 dias.
d.
A própria lei poderá prever em seu texto, expressamente, determinado prazo específico de vacatio legis, considerando sua complexidade.
e.
Durante o período de vacatio legis poderá haver nova publicação da lei, seja para modificar ou fazer eventuais correções. Nestes casos, o prazo de vacatio legis não será alterado.
Respostas
Sobre a vacatio legis, tem-se por verdadeiro o que está descrito na letra d.: "A própria lei poderá prever em seu texto, expressamente, determinado prazo específico de vacatio legis, considerando sua complexidade."
⇒ A letra a. está errada pois a parte alterada na nova lei é considerada nova e passa pelo período de vacatio legis novamente.
⇒ A letra b. é errada pois não é sempre que o prazo da vacatio legis é de 45 dias, a lei pode determinar um prazo diferente.
⇒ A letra c. está errada pois o prazo correto para produção de efeitos da lei brasileira no exterior é de 90 dias.
⇒ A letra d. está correta.
⇒ A letra e. está errada pois quando a lei é alterado o prazo da vacatio legis também muda.
https://brainly.com.br/tarefa/17422873 (Resposta da thaynnaba)
Resposta:
LETRA - E
A própria lei poderá prever em seu texto, expressamente, determinado prazo específico de vacatio legis, considerando sua complexidade.
Explicação:
CORRIGIDO NO AVA