Respostas
Resposta :O século VI a.C. foi o cenário de grandes transformações na história das atividades humanas, de que são importantes exemplos o surgimento do teatro e a ascensão de pensadores como Confúcio e Lao-tsé. Mas talvez a inovação de maior impacto para o futuro da espécie tenha sido o aparecimento da filosofia, revelando a insuficiência, em termos de explicação da realidade, das antigas formas de conhecimento calcados nas narrativas mitológicas herdadas dos ancestrais.
O surgimento dessa nova forma de conhecimento está profundamente relacionado às transformações sociais ocorridas nas cidades e colônias do Mediterrâneo. Dentre elas podemos apontar o incremento da navegação nas atividades comerciais, que expandiu o intercâmbio entre culturas até então distantes; as invasões territoriais de povos de origem jônia fundando cidades que se tornariam grandes entrepostos comerciais, como Mileto e Éfeso; e a ascensão da monetarização como método cada vez mais fortalecido de praticar o comércio.
Todo esse processo culminaria numa intensa e até então inédita produção intelectual nessas cidades mais desenvolvidas pelo avanço do quadro acima descrito. Nasce assim a filosofia a partir da produção de indivíduos interessados sobretudo em buscar explicações racionais para as grandes questões que tradicionalmente mobilizaram os diversos povos e culturas, como opção aos inúmeros sistemas mitológicos, que até então ocupavam esse papel. Esses pensadores, voltados sobretudo para compreender a base essencial das coisas (que os gregos chamariam de arché), ficariam conhecidos na história do pensamento como filósofos da natureza.
boa sorte !!!!!!!!!!!!!!