Respostas
Resposta:
Explicação:
Qual é o problema?
A agência de compliance no esporte I Trust Sport acredita que o esporte pode ser uma força benéfica. Infelizmente, por vezes a corrupção não permite que o esporte atinja plenamente o seu potencial de beneficiar os indivíduos e sociedades.
A corrupção esportiva pode ser dividida em corrupção nas competições e corrupção da gestão. Também pode-se considerar as fraudes que burlam as competições como violações de regras constitutivas – “regras sobre regras”.
Entre os exemplos de corrupção da gestão, temos o suborno e a manipulação de eleições. Nos casos mais graves, a corrupção da gestão constitui infração penal a ser resolvida pelos órgãos de execução da lei. O enfoque da I Trust Sport está na governança esportiva em sua maior amplitude, abrangendo desde uma péssima governança até as melhores práticas.
As formas mais proeminentes de corrupção nas competições são:
o doping;
a manipulação de partidas, que inclui resultados previamente combinados, alterações no decorrer das partidas e as atividades relacionadas, seja para fins de ganhos financeiros através de jogos de azar ou por razões esportivas (ex.: para evitar o rebaixamento).