2)Faça uma pesquisa sobre a diferença entre agronegócio e produção familiar aqui no Brasil, levando em consideração a questão ambiental.
Respostas
Resposta:
O agronegócio é lucrativo, porém altamente destrutivo para o meio ambiente.
Explicação:
Em relação a diferença, a mais objetiva e clara é que o agronegócio é voltado para o mercado externo, ou seja, há vários investimentos nesse setor, pois é que ele abastece a economia do país. Já a agricultura familiar ou de subsistência é voltada para o mercado interno, ou para a sobrevivência das famílias. Além de que no agronegócio a exploração dos recursos naturais é altamente danosa ao meio ambiente, em que são usados produtos como agrotóxicos, os quais agridem profundamente o solo, os quais ficam inférteis, além de que essa alta exploração pode afetar diretamente os ciclos primordiais do planeta, como o carbono, o qual tem sua quantidade elevada devido às inúmeras queimadas, para plantações. Já a agricultura familiar ocorre com insumos naturais, menos nocivos à natureza e à saúde humana.
O agronegócio é a fusão da agropecuária e da indústria, de forma que a interdependência está presente desde a aquisição de insumos para a plantação, passando pela estrutura de irrigação, utilização de máquinas, embalagem dos produtos e transporte. A produção, orientada para conseguir a máxima produtividade, envolve uma extensa e diversa quantidade de empresas e tecnologias. A agricultura familiar é definida como a produção agrícola que utiliza predominantemente mão de obra de uma mesma família, fornecendo a maior parte da renda familiar e sendo executada em uma propriedade de até 4 módulos fiscais (medida padronizada). Produz atualmente 60% dos alimentos consumidos no País atualmente e gera emprego para 13,8 milhões de pessoas, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).