• Matéria: Pedagogia
  • Autor: jes21
  • Perguntado 5 anos atrás

Tem sido tão difícil admitir, nos meios acadêmicos e entre a denominada elite, que grupos populares, empobrecidos, negros ou indígenas, possam fazer parte desse lugar que produz cultura e conhecimento tão valorizados pela sociedade. É como se empobrecidos, negros, indígenas fossem contaminar a sociedade ou fossem incapazes de participar da produção de tão valiosos conhecimentos. Até se admite que eles sejam capazes, desde que aceitem esquecer sua base originária. Essa é uma questão bastante séria, a dos critérios da meritocracia, no sentido de decidir quem poderia ou não participar da comunidade universitária, produzir conhecimentos científicos. Considerando a questão da implementação das políticas de cotas raciais no ensino superior no Brasil, assinale a alternativa
a) O Brasil é o único país no mundo que implementou essas políticas para agir nas desigualdades historicamente produzidas, que afetam particularmente determinados grupos sociais.
b) As culturas que são contempladas pelas políticas de cotas raciais não têm uma base científica, portanto devem estar fora das universidades.
c) O reconhecimento das culturas dos grupos sociais beneficiários das políticas de cotas raciais é um pressuposto para a implementação das políticas de cotas raciais.
d) Apenas critérios meritocráticos podem garantir a excelência do ensino e da produção do conhecimento nas universidades.
e) O contato com a diversidade cultural empobrece o universo de raciocínio dos estudantes e professores

Respostas

respondido por: niviaeduarda23
4

Resposta:

Explicação:

Letra C- o reconhecimento das culturas dos grupos sociais beneficiários das políticas de cotas raciais é um pressuposto para a implementação das politicas de cotas raciais.

Perguntas similares