oiiiiiii, alguém me ajuda!!
Construção do pensamento humano e o surgimento da Sociologia
O surgimento da Sociologia – ciência que estuda as condições de existência coletiva do seres humanos – é um acontecimento que só pode ser compreendido ao lado das mudanças radicais vividas no início da modernidade.
A partir do século XVIII, o processo de industrialização na Europa provocou rupturas profundas com os modos de vida precedentes. A evolução científica, a inédita multiplicação da capacidade de produção e acumulação e o aparecimento das fábricas e dos grandes centros urbanos, causaram grande impacto na humanidade. O capitalismo emerge como uma nova forma de organizar a economia e a sociedade, trazendo consigo novas classes sociais. A nascente burguesia industrial torna-se responsável por organizar, em um mesmo local, trabalhadores e maquinário, dando conta também da distribuição dos produtos. Simultaneamente, surge o proletariado urbano, essa massa assalariada composta, em sua maioria, por camponeses arruinados e antigos artesãos que perderam a autonomia de seu trabalho por não conseguir competir com a produção fabril.
No âmbito político, a Revolução Francesa é o acontecimento histórico que melhor exprime as reivindicações da nova classe formada pela burguesia industrial. A necessidade de ruptura com a ordem antiga se exprime nas reivindicações por maior liberdade política e comercial, confrontando o poder da nobreza e do clero. As revoluções Industrial e Francesa podem ser vistas como duas faces de uma mesma moeda: o processo de consolidação da sociedade capitalista moderna.
A Sociologia analisa os fenômenos sociais que ocorrem no cotidiano, já que vivemos em sociedade e estamos sempre em relação. Se observarmos os fenômenos sociais veremos que nos indagamos sempre sobre eles: porque existem as desigualdades? porque os governos administram de uma forma e não de outra? O que nos mobiliza a contestar e em outro momento a aceitar? Porque existe o preconceito de classe, gênero, etnia ou religião? Porque existem as classes sociais? Porque nos colocamos muitas vezes acima de outros? A sociologia transforma o senso comum em objeto de estudo.
Contudo, no final do século, surge um novo movimento formado por intelectuais, que veio a desabrochar no século XVIII, o chamado Iluminismo. Trata-se da ideia do predomínio da razão sobre a fé. A proposta era a de que as pessoas poderiam modificar a sociedade, e não mais ficarem na dependência da vontade de Deus.
1. Qual movimento surgido no século XVIII, onde o uso da razão (sentimento), prevaleceu sobre a fé (cristã)?
2. Mencione o nome de duas importantes revoluções, que contribuíram para o desenvolvimento do capitalismo, a partir do século XVIII, com o processo de industrialização
3. Escolha um dos diversos questionamentos(perguntas), feitos no (4º parágrafo do texto) e faça seu comentário.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
1.O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política.
2.Cartismo e ludismo
Dois grandes movimentos de trabalhadores surgiram dessas organizações foram o ludismo e o cartismo. O ludismo teve atuação destacada no período entre 1811 e 1816, e sua estratégia consistia em invadir as fábricas e destruir as máquinas.
Explicação:
3 pergunta interpretativa
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás