Por favor alguém me ajuda!!
Em sala de aula, ao longo dos nossos estudos sobre o texto narrativo, conhecemos a narrativa de terror. Sendo esse gênero marcado por estratégias discursivas para despertar o suspense no leitor e sensações diversas sobre a cena narrada, é importante relembrar o papel fundamental das descrições e da voz do narrador a fim de que se construa uma história impactante. Leia o trecho de uma conhecida lenda portuguesa, observando os efeitos narrativos sobre os quais já tratamos:
A DAMA PÉ DE CABRA por Alexandre Herculano
Vós os que não credes em bruxas, nem em almas penadas, nem nas tropelias de Satanás, assentai-vos aqui ao lar, bem juntos ao pé de mim, e contar-vos-ei a história de D. Diogo Lopes, senhor de Biscaia. E não me digam no fim: "Não pode ser". Pois eu sei cá inventar cousas destas? Se a conto, é porque a li num livro muito velho, quase tão velho como o nosso Portugal. E o autor do livro velho leu-a algures ou ouviu-a contar, que é o mesmo, a algum jogral em seus cantares. É uma tradição veneranda; e quem descrê das tradições lá irá para onde o pagar. Juro-vos que, se me negais esta certíssima história, sois dez vezes mais descridos que S. Tomé antes de ser grande santo. E não sei se eu estarei de ânimo de perdoar-vos, como Cristo lhe perdoou. Silêncio profundíssimo; porque vou principiar. […..]
A Dama Pé de Cabra é uma importante figura para a cultura portuguesa. A lenda conta a história de um nobre senhor, D. Diogo Lopes, que, enquanto caçava, conheceu uma linda mulher e por ela se apaixonou. Ao propor casamento à dama, ela aceitou, mas com a condição de que ele nunca se benzesse. Porém, certa vez, o nobre senhor observou que os pés da moça eram tortos como os de uma cabra. Mesmo sabendo que a figura da cabra tinha simbologia satanista, o nobre continuou amando a esposa. Sem dar a devida importância ao fato, D. Diogo viveu feliz com a moça durante anos, até que um dia, após ter sofrido um ato de violência, ele, por impulso, se benzeu.
O que aconteceu após isso? Qual foi a reação de D. Diogo Lopes ao perceber que descumpriu seu juramento? O que aconteceu com a Dama Pé de Cabra?
Sua tarefa será dar continuidade a essa história, de modo a trazer aspectos da vida moderna ao texto, reescrevendo-o em uma linguagem mais adequada aos dias de hoje. O seu texto deverá ter entre 15 e 25 linhas. Atribua um bom título a ele. Não se esqueça de que se trata de uma narrativa de terror, por isso use descrições para trazer mais força à sua escrita. Inspire-se no trecho acima e esbanje muita criatividade! Caso queira saber o desfecho que o escritor e historiador
Alexandre Herculano deu à narrativa, não deixe de ler esse interessante livro.
Respostas
respondido por:
1
Resposta: Leia Abaixo
Explicação:Esse é um trecho de uma conhecida lenda portuguesa “A Dama Pé de Cabra “. Conta a história de um nobre senhor, D. Diogo Lopes, que, enquanto caçava, conheceu uma linda mulher e por ela se apaixonou. Ao propor casamento à dama, ela aceitou, mas com a condição de que ele nunca se benzesse. Porém, certa vez, o nobre senhor observou que os pés da moça eram tortos como os de uma cabra. Mesmo sabendo que a figura da cabra tinha simbologia satanista, o nobre continuou amando a esposa. Sem dar a devida importância ao fato, D. Diogo viveu feliz com a moça durante anos, até que um dia, após ter sofrido um ato de violência, ele, por impulso, se benzeu.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás