oiiii, Alguém pode ajudar
Pré-Modernismo
As estéticas literárias não são estanques entre si e, muitas vezes, se tocam, se influenciam e se fundem. No início do século XX, por exemplo, vários de nossos escritores do Realismo, Naturalismo, Parnasianismo e Simbolismo ainda estavam vivos, escrevendo e publicando. Ao mesmo tempo, começava a surgir em nosso país um grupo de novos escritores que, embora ainda presos aos movimentos literários do século anterior, apresentavam algumas inovações quantos aos temas e a linguagem. Concomitantemente, já começavam a chegar ao nosso país as primeiras influências dos movimentos artísticos europeus, as chamadas vanguardas europeias, que iriam impulsionar o Modernismo brasileiro.
A esse período, marcado pelo sincretismo de tendências artísticas, costuma-se chamar Pré-Modernismo. Sem constituir um movimento literário propriamente dito, o Pré-Modernismo consiste na fase de transição pela qual passou a produção literária brasileira entre o final do século XIX e o movimento modernista.
As novidades
Embora os autores pré-modernistas ainda estivessem presos aos modelos do romance-naturalista e da poesia simbolista, duas novidades essenciais podem ser observadas em suas obras:
• o interesse pela realidade brasileira: os modelos literários realistasnaturalistas eram essencialmente universalizantes. Tanto a prosa de Machado de Assis e Aluísio Azevedo quanto a poesia dos parnasianos e simbolistas não revelavam interesse em retratar da realidade brasileira. A preocupação central desses autores era abordar o homem universal, sua condição e seus anseios. Aos escritores pré-modernistas, ao contrário, interessavam assuntos do dia a dia dos brasileiros, originando-se, assim, obras de nítido caráter social. Graça Aranha, por exemplo retrata em seu romance Canaã a imigração alemã no Espírito Santos; Euclides da Cunha, em Os sertões, aborda o tema da guerra e do messianismo em Canudos, no sertão da Bahia; Lima Barreto detém-se na análise das populações suburbanas do Rio de Janeiro; Monteiro Lobato descreve a miséria do caboclo na região decadente do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo. A exceção está na poesia de Augusto dos Anjos, que foge a esse interesse social.
• A busca de uma linguagem mais simples e coloquial: embora não se verifique na obra de todos os pré-modernistas, essa preocupação é explícita na obra de Lima Barreto e representa um importante passo para a renovação modernista de 1922. Lima Barreto procurou “escrever brasileiro”, com simplicidade. Para isso, teve de ignorar muitas vezes as normas gramaticais e de estilo, o que provocou a ira dos meios acadêmicos conservadores e parnasianos.
1. O que foi o Pré-Modernismo?
a) Foi um movimento literário que surgiu no século XIX em oposição ao Romantismo.
b) Foi um movimento literário conhecido por ser a radicalização do Realismo, baseando-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade.
c) Foi um movimento artístico que surgiu no século XIX e teve como principais características o subjetivismo, o espiritualismo, a religiosidade e o misticismo.
d) Foi a fase de transição pela qual passou a produção literária brasileira entre o final do século XIX e o movimento modernista.
e) Foi o conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX.
2. Quais são as duas novidades essenciais observadas nas obras prémodernistas?
a) Predomínio da emoção e mulher idealizada.
b) Descrições objetivas e herói problemático.
c) Descrição lenta e impessoalidade.
d) Busca do equilíbrio e contenção dos sentimentos.
e) Interesse pela realidade brasileira e busca de uma linguagem mais simples e coloquial.
3. Qual é o assunto retratado no romance Canaã?
a) A imigração alemã no Espírito Santos.
b) O tema da guerra e do messianismo em Canudos, no sertão da Bahia.
c) As populações suburbanas do Rio de Janeiro.
d) A miséria do caboclo na região decadente do Vale do Paraíba.
e) O homem universal, sua condição e seus anseios.
4. Quem é o autor do livro Os sertões?
a) Graça Aranha.
b) Euclides da Cunha.
c) Lima Barreto.
d) Monteiro Lobato.
e) Augusto dos Anjos.
5. Qual foi o único autor pré-modernista que não mostrou interesse pela realidade brasileira?
a) Graça Aranha.
b) Euclides da Cunha.
c) Lima Barreto.
d) Monteiro Lobato.
e) Augusto dos Anjos.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
1) D
2) E
3) A
4) B
5) E
Explicação:
1 ) D - fase de transição pq não é grande o suficiente pra ser considerado um período literário
2) E - muitos autores desse período escreviam sobre a realidade brasileira ex : Euclides da Cunha em os sertões escreve a realidade da vida dos sertanejos
5) E - Augusto dos anjos apesar de entrar na fase do pré modernismo tem mtos traços do parnasianismo e é conhecido como poeta da morte ,ele escreve mto mais sobre melancolia do que a realidade brasileira e não usa linguagem tão simples
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás