• Matéria: Filosofia
  • Autor: elsonss1988
  • Perguntado 5 anos atrás

O racionalismo é uma posição epistemológica que tem a razão como fonte principal do conhecimento. A experiência externa ou sensível é secundarizada, pois é um considerada um obstáculo para o conhecimento puro. Para o racionalista, o pensamento puro é a fundamentação das ciências formais e fáticas.

Com relação a diferença entre modos de unir o racionalismo e empirismo, analise o excerto a seguir.



Duas formas de síntese de racionalismo e empirismo se contrastam: enquanto __________ apropriou-se do fenomenismo (a fonte de conhecimento através dos fenômenos, não da realidade em si) dos empiristas e resgatou o apriorismo do racionalismo (verdades independentes da experiência seriam conhecimentos, conceitos ou pensamentos "a priori"), ___________, por sua vez, uniu a experiência empírica com a condição de exercê-la mediante uso crítico da razão como forma de investigar a realidade.

A opção que completa corretamente e respectivamente as lacunas é:


mirelleluana17ml: Immanuel Kant e Mario Bunge

Respostas

respondido por: jordiedepaula
280

Resposta:

Immanuel Kant e Mario Bunge.

Explicação:

corrigido no ava


hsevero85: Correto
respondido por: larissamagrani
61

De acordo com a filosofia de Kant, a metafísica clássica é dogmática, pois acredita-se em uma verdade inquestionável e evidente.

Assim, as respostas são: Immanuel Kant e Mário Bunge.

Kant, por outro lado, não aceita nem o racionalismo nem o empirismo e atribui o conhecimento aos fenômenos, que são aprendidos pelas experiências sensíveis, e não à "coisa em si" (númeno).

Contudo, para Kant, as ideias a priori se encontram no entendimento humano e a experiência, na sensibilidade. Portanto, na teoria do conhecimento kantiana, entendimento (forma) e sensibilidade (matéria) se unem através da imaginação, faculdade criadora do homem.

Link: brainly.com.br/tarefa/22896716

Anexos:
Perguntas similares