01 – O que pregava a teoria da geração espontânea?
02 – Como era supostamente comprovada a teoria da abiogênese?
03 – Comente como surgiu, e o que é a teoria sintética da evolução
04 – Qual o cientista que derrubou definitivamente a teoria da geração espontânea?
05 - Qual a importância do Neodarwinismo para o mecanismo evolutivo?
06 – Quais são os principais elementos que evidenciam a evolução?
07 – Quais eram os gases da atmosfera primitiva?
08 – Conceitue os termos: autótrofo, heterótrofo, aeróbio e anaeróbio.
09 - Enuncie as duas leis fundamentais em que se baseia a teoria evolutiva de Lamarck.
Assinale a única alternativa correta:
10– A idéia de que a vida originava-se da vida preexistente, está relacionada com a:
a) Teoria da abiogênese.
b) Biogênese.
c) Teoria autotrófica.
d) Hipótese heterotrófica.
e) Teoria de Newton.
Respostas
Resposta:
01 teoria abiogênese
A teoria da abiogênese ou teoria da geração espontânea explica a origem da vida a partir da matéria bruta, ou seja, de uma matéria sem vida. Um dos exemplos clássicos dessa teoria é a crença de que camisas sujas poderiam dar origem a ratos.
02 teoria da abiogênese
O consenso científico atual é que a abiogênese ocorreu aproximadamente entre há 4400 milhões de anos, quando o vapor de água se condensou pela primeira vez na Terra, e há 2700 milhões de anos, quando a proporção de isótopos estáveis de carbono (12C e 13C), ferro e enxofre aponta para uma origem biogénica de minerais e ...
03 teoria sintética da evolução
A Teoria sintética da evolução, ou Neodarwinismo, surgiu a partir da redescoberta dos trabalhos de Mendel, no início do século XX, e sua junção com estudos de genética de população.
04 teoria da geração espontânea
Francesco Redi consegui o provar que a teoria da geração espontânea não era verdade, mas foi colocada a prova quando no século XVII descobriram a existência de micróbios voltando atona a teoria da abiogêneses.
05 Neodarwinista
A Teoria Sintética da Evolução promove a união entre as ideias de Darwin, os estudos de Mendel e os avanços posteriores no campo da genética. ... Portanto, o Neodarwinismo mostra que vários fatores podem desencadear variabilidade genética entre indivíduos da mesma espécie.
06 evolução
As principais evidências da evolução são os registros fósseis e as semelhanças anatômicas, fisiológicas, celulares e moleculares entre os seres vivos. Segundo as teorias evolutivas, a vida surgiu no planeta e desde então espécies têm surgido, desaparecido e mudado ao longo do tempo.
07 atmosfera primitiva
Segundo a teoria de Oparin, a atmosfera da Terra primitiva não possuía oxigênio e nitrogênio, apresentando apenas metano, amônia, hidrogênio e vapores de água.
08 autótrofo
Autótrofo: seres vivos que produzem o próprio alimento; Heterótrofo: seres vivos que não produzem o próprio alimento; Aeróbio: seres vivos que necessitam do oxigênio para sobreviverem; Anaeróbio: seres vivos que não necessitam do oxigênio para sobreviver.
09 teoria evolutiva
O Lamarckismo, teoria evolutiva proposta por Lamarck, baseia-se em duas leis básicas: uso e desuso e herança dos caracteres adquiridos. ... O primeiro pesquisador a formular uma hipótese a respeito da evolução das espécies foi Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829).
10 teoria da biogênese
A teoria da biogênese, por sua vez, surgiu para contrapor a ideia de que a matéria bruta poderia originar um novo ser. Segundo a biogênese, todos os seres vivos são originados de outros seres vivos preexistentes, ou seja, um rato não pode nascer a não ser de outro rato.