Respostas
Explicação:
Muitos são claros sobre isso e, sem levar em conta os elementos composicionais, costumam justificar seus critérios dizendo: “não há nada escrito sobre gostos”, tornando a percepção subjetiva uma verdade universal. Da beleza na Arquitetura se muito já foi escrito. Desde a Grécia Antiga, a beleza já se definia como uma forma composicional, harmoniosa e equilibrada, onde nada podia ser adicionado, subtraído ou modificado, sem alterar a composição. Em seus Dez Livros de Arquitetura, Marco Vitruvio Polión (século I aC) afirma que uma estrutura arquitetônica deve combinar três qualidades: Firmitas, Utilitas, Venustas (Firmeza, Utilidade e Beleza). Para a Vitruvio, produzimos belos trabalhos na medida em que somos capazes de compreender os princípios básicos da proporção do corpo humano e aplicá-los harmoniosamente aos espaços que projetamos. "Obteremos beleza quando sua aparência for agradável e cuidadosa, quando uma proporção adequada de suas partes refletir a teoria da simetria." Esse equilíbrio perfeito e estético que acompanhou a arquitetura até o Renascimento, deu origem a um novo estilo no Barroco, mais vibrante e menos estático, mas que continuou a expressar sua beleza pela forma. No século XVII, a aplicação de novos materiais na construção como aço ou concreto permitiu a criação de novos recipientes, nos quais a estrutura era independente do recinto e as fachadas mais transparentes graças ao vidro.
Explicação:
Há nas sociedades contemporâneas uma intensificação do culto ao corpo, onde os indivíduos experimentam uma crescente preocupação com a imagem e a estética.
Entendida como consumo cultural, a prática do culto ao corpo coloca-se hoje como preocupação geral, que perpassa todas as classes sociais e faixas etárias, apoiada num discurso que ora lança mão da questão estética, ora da preocupação com a saúde.
Segundo Pierre Bourdieu, sociólogo francês, a linguagem corporal é marcadora pela distinção social, que coloca o consumo alimentar, cultural e forma de apresentação – como o vestuário, higiene, cuidados com a beleza etc. – como os mais importantes modos de se distinguir dos demais indivíduos.