A higiene coletiva, também denominada higiene pública, tem medidas tomadas em relação à
saúde pública, buscando o bem comum. Diante disso, as medidas tomadas beneficiam toda a
comunidade. Algumas delas são:
Respostas
Explicação:
Hábitos de higiene são cuidados que devem ser tomados para garantir melhores condições de saúde e bem-estar. Esses cuidados podem estar relacionados ao corpo, à mente ou até mesmo a ações que beneficiam toda a comunidade. Dentre os hábitos de higiene que devemos cultivar em nosso dia a dia, podemos destacar:
Tomar banho e escovar os dentes com regularidade;
Manter as mãos e unhas sempre limpas;
Manter roupas e calçados sempre limpos;
Dormir e acordar sempre nos mesmos horários, buscando garantir horas de sono que promovam o descanso da mente;
Manusear alimentos sempre com as mãos limpas e em ambientes limpos e adequados;
Descartar o lixo em locais adequados etc.
Existem diversos tipos de higiene, como pessoal, coletiva, da alimentação, entre outras.
Higiene é um termo associado à promoção e manutenção da saúde em diversas esferas. Assim, existem vários tipos de higiene, como:
Higiene pessoal: cuidados e medidas tomadas individualmente para a promoção e manutenção da saúde;
Higiene mental: cuidados e medidas que promovem e auxiliam na manutenção da saúde mental. A saúde mental, segundo a Organização Mundial de Saúde, pode ser definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”.
Higiene corporal: cuidados e medidas tomadas em relação ao corpo para a promoção e manutenção da saúde. A higiene corporal envolve também a higiene bucal, esta será detalhada mais adiante.
Higiene coletiva: cuidados e medidas tomadas buscando o bem comum.
Higiene da alimentação: cuidados e medidas tomadas em relação ao alimento, como quanto ao seu manuseio, preparo e armazenamento.
A higiene pessoal compreende medidas de autocuidados para promover a saúde do indivíduo. Assim, a higiene pessoal envolve outros tipos de higiene, como a corporal, estando incluída aqui também a bucal, além da mental. Os cuidados com a higiene pessoal são essenciais para a promoção da saúde e devem ser feitos regularmente. Alguns exemplos são:
Tomar banho;
Lavar as mãos;
Escovar os dentes;
Dormir adequadamente;
Realizar atividades físicas, entre outros.
A higiene coletiva, também denominada higiene pública, tem medidas tomadas em relação à saúde pública, buscando o bem comum. Diante disso, as medidas tomadas beneficiam toda a comunidade. Algumas delas são:
Rede de esgoto;
Água tratada;
Coleta de lixo;
Campanhas de vacinação, entre outras.
Além disso, a higiene coletiva envolve atitudes pessoais que geram um convívio social saudável, por exemplo, a manutenção de ambientes coletivos limpos e de boas relações sociais.