• Matéria: Sociologia
  • Autor: morango956
  • Perguntado 5 anos atrás

PENSAMENTO SOCIAL


Em todas as épocas, os povos desenvolvem diferentes formas de explicação a respeito da vida, da natureza e da sociedade em que vivem, baseados em fatores sociais, nas tradições e nas culturas. No mundo antigo, predominou o pensamento mítico* e o religioso.
Entre os séculos VI e V a.C., ao gregos romperam com o senso comum**, com a tradição e com o pensamento mítico. Com essa mudança desenvolveram a reflexão laica e independente, própria do pensamento especulativo, que procurava entender o mundo em sua objetividade.
O pensamento social que os gregos, como Platão e Aristóteles desenvolvem ainda não é um pensamento científico, mas é considerado como filosofia social, porque idealiza a sociedade, ao invés de criar métodos para analisá-la como na sociologia moderna.
Em sua obra “A República”, Platão cria um modelo de cidade ideal, buscando soluções para os problemas das sociedades da época..

Na Idade Média, o pensamento social é influenciado pela religião, então surgem autores como Santo Agostinho, que em seu livro “A Cidade de Deus” também pensa a sociedade no sentido de como ela deveria ser. Nessa época predomina o poder da Igreja e das monarquias absolutistas.

Na Renascença há um afastamento do pensamento religioso e retomada da influência da racionalidade grega da Antiguidade, uma ascensão da burguesia e uma valorização do homem e da existência terrena.
Nessa época surgem pensadores como Thomas Morus, com seu modelo de sociedade apresentado na obra “Utopia”, que significa “não lugar”, ou um lugar que não existe. E por isso, o termo utopia passou a significar algo irrealizável, algo que funciona na teoria e não funciona na prática.
Outros autores da Renascença, com obras referentes a modelos de sociedade, são Tomaso Campanella com a obra “A Cidade do Sol” e Francis Bacon, com a “Nova Atlântida”. Também Maquiavel, que em seu livro “O Príncipe” apresenta diversas sugestões ao governante de Florença e sua obra é tão importante, que muitas de suas teorias são aplicadas até hoje e ele é considerado o precursor da ciência política.

Algumas ideias célebres de Maquiavel são: “os fins justificam os meios” e “dividir para governar”. Porém, tanto Maquiavel como Thomas Morus, embora considerados precursores do
pensamento sociológico, ainda vêem a solução dos problemas da sociedade nas mãos do governante, ainda apresentam modelos absolutistas.

É no século XVIII que acontecem três grandes revoluções, uma econômica, a Revolução Industrial, uma política, a Revolução Francesa, que rompe com o absolutismo e é marcada pelo anticlericalismo e uma revolução cultural, o Iluminismo. É nessa época que Rousseau apresenta sua obra “Contrato Social”, onde afirma que as bases da sociedade se fundamentam no interesse comum, no consentimento
unânime dos homens em renunciar as suas vontades particulares em favor dos interesses da comunidade.

Nessa época também surge Descartes e seu livro “O Discurso sobre o Método, desenvolvendo o método dedutivo, que propunha uma forma de conhecimento baseada no encadeamento lógico de hipóteses elaboradas a partir da razão. A ciência se fundava então, como um conjunto de ideias que diziam respeito à natureza dos fatos e aos métodos para compreendê-los.


*Mítico - Que se refere a mitos e lendas e neles se baseiam.

**Senso Comum – Conhecimento vulgar, compreensão do mundo

resultante das experiências acumuladas por um grupo social, não

submetido à análise científica.

De acordo com o texto acima, responda as seguintes questões, colocando V para afirmação verdadeira e F para falsa:


1. ( ) Na antiguidade predominava o pensamento científico.

2. ( ) Entende-se por filosofia social a forma de pensamento que analisava a sociedade com base em ideias de como ela deveria ser, idealizando um modelo.

3. ( ) O senso comum se difere da ciência, sendo uma forma de conhecimento baseada em experiências do cotidiano, formado por hábitos, crenças, preconceitos e tradições.

4. ( ) É com Descartes que surgem as bases do pensamento científico.

5. ( ) Rousseau defende a predominância da vontade individual na convivência em sociedade.

Respostas

respondido por: sarahbastianelle
3

Resposta:

(  F  ) Na antiguidade predominava o pensamento científico.

( V ) Entende-se por filosofia social a forma de pensamento  que analisava a sociedade com base em ideias de como ela deveria ser, idealizando um modelo.

( V ) O senso comum se difere da ciência, sendo uma forma de conhecimento baseada em experiências do cotidiano, formado por hábitos, crenças, preconceitos e tradições.

(  V  ) É com Descartes que surgem as bases do pensamento científico.

( F ) Rousseau defende a predominância da vontade individual sobre a coletiva na convivência em sociedade.

=)

Perguntas similares