• Matéria: História
  • Autor: marinabuchatska212
  • Perguntado 5 anos atrás

porque é que a igreja católica procedeu à emenda de Os Lusiadas

Respostas

respondido por: anaclaracpmatos
0
Vencida a crise, o trabalho iria prosseguir, sem desânimo nem interrupção, mas sob a enervante premência do tempo. O ano jubilar de 1972 passaria sem que o volume pudesse sair dos prelos da Imprensa Nacional; e só nas vésperas do Natal de 1973, Costa Pimpão podia acompanhar as Boas Festas dirigidas a colegas e amigos com os primeiros exemplares da nova e almejada edição.
Ao partir para a realização do encargo que recebera do Instituto de Alta Cultura, não ignorava Costa Pimpão as dificuldades que o esperavam, independentemente dos problemas de saúde que viriam depois apoquentá-lo.
Apresentar uma nova edição d’Os Lusíadas assinalando-a com a marca visível da forte personalidade crítica e científica do novo editor, depois de tão longa série de comentários ao Poema, desde Faria e Sousa a Augusto Epifânio da Silva Dias, requeria na verdade uma garra e um saber difíceis de reunir. O Doutor Costa Pimpão, todavia, conseguiu dar não mais uma edição, mas a sua edição da Epopeia camoniana, orientando todo o seu labor, segundo dois objectivos primaciais - o estabelecimento de um texto capaz de oferecer uma sólida segurança crítica e o desenvolvimento de uma hermenêutica sobre esse mesmo texto, mercê da qual pudesse clarificar a sua interpretação, sem repetir coisas ditas ou sabidas, antes corrigindo, sempre que necessário e justo, leituras deficientes ou erradas dos comentadores que o haviam antecedido, e aproveitando ao mesmo tempo o ensejo para trazer a público as conclusões a que, fundamentado na análise intrínseca da obra camoniana (e de outros elementos não dispomos!) chegara quanto à época em que o Poema fora escrito 2.
Para o estabelecimento do texto baseou-se na edição A ou Ee, de 1572 (aquela em cuja portada o pelicano da gravura apresenta o colo virado para a esquerda do leitor), considerando a B ou E (que tem o pelicano com o pescoço voltado para a direita) como imperfeita contrafacção daquela.
Não fez tal opção de ânimo leve; bem pelo contrário, baseou-se para ela num aturado cotejo das lições de ambas, e de ambas com a de Manuel Correia, de 1613, sem esquecer ainda a de Faria e Sousa, de 1639.
Perguntas similares