• Matéria: História
  • Autor: Mirelly2conta
  • Perguntado 5 anos atrás

Qual a diferença entre o conceito de Império na Antiguidade e o conceito da atualidade?

urgente ​

Respostas

respondido por: Aliceand2880
7

Resposta:

Da forma como são usadas hoje, as duas palavras costumam ser empregadas no sentido de Estado. “Os impérios são grandes, enquanto os reinos geralmente estiveram associados à idéia de dimensões territoriais menores. A figura de imperador se reveste de maior importância que a de rei”, afirma o historiador Newton Barbosa de Castro, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

A questão da extensão territorial é relevante, mas talvez a diferença mais importante entre os dois conceitos seja outra: o rei governa seu próprio povo, enquanto o imperador é soberano de outros povos, conquistados não só pela força, mas também pelo poder econômico ou pela eficiência diplomática.

RELACIONADAS

Fusão nuclear obtida a frio

Eclipse: a Lua esconde quase toda a superfície do Sol de norte a sul do país

Dentro de um império, podem coexistir várias etnias diferentes, unificadas por uma única administração e submetidas a uma mesma autoridade. Por isso, normalmente um reino é uma entidade político-administrativa mais estável, enquanto o império se caracteriza por uma constante tentativa de expansão.

Um bom exemplo para diferenciar os dois conceitos é o do reino inglês. Com a conquista de territórios fora da Grã-Bretanha a partir do século 16, ele passaria a ser chamado de Império Britânico. Isso até perder quase todas as suas últimas colônias no século 20 e voltar a ser apenas um reino.

espero ter ajudado○u○


Mirelly2conta: obtida amg, me salvou
Mirelly2conta: obgda*
Perguntas similares