Respostas
Resposta:
A palavra Carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é “retirar a carne”. Esse sentido está relacionado ao jejum que deveria ser realizado durante a Quaresma e também ao controle dos prazeres mundanos. Isso demonstra uma tentativa da Igreja Católica de controlar os desejos dos fiéis.
Existem muitos mitos sobre o início do carnaval, mas a festa surgiu, na realidade, nas civilizações antigas, como a Grécia e a Roma, em meados dos anos 600 a 520 a.C. Eram grandes comemorações com comida, bebida e a busca incessante dos prazeres. ... Na Roma antiga, o período de festas chegava a durar sete dias.
O Carnaval, nos países cristãos, é comemorado 47 dias antes do dia da Páscoa, mas está relacionado também com antigos rituais pagãos. ... Esse ajustamento da data do carnaval à data da Páscoa também revela um cuidado que a Igreja Cristã primitiva teve em se impor sobre as festas pagãs da civilização greco-romana.
Depois do concílio de Trento, que foi um conselho ecumênico reconhecido pela Igreja Católica Romana, o calendário mudou-se de Juliano, criado pelo romano Júlio César no ano 46 a.C., para Gregoriano, promulgado pelo Papa Gregório XIII em 1582, e o Carnaval passou a ser uma data oficial para os cristãos, como a última ...
O Carnaval foi trazido ao Brasil pelos colonizadores portugueses entre os séculos XVI e XVII, manifestando-se inicialmente por meio do entrudo, uma brincadeira popular. Com o passar do tempo, o Carnaval foi adquirindo outras formas de se manifestar, como o baile de máscaras.
O nome da festa tão aguardada pelos brasileiros seria derivada do latim “carnem levare” ou “afastar-se da carne”, segundo estudiosos. A expressão refere-se ao consumo de carne considerado lícito pela última vez antes do jejum da Quaresma, ritual comum aos católicos.