1)
"Para a Antropologia, esses fatos, básicos da vida, que são o objeto dos estudos de parentesco, são comuns a todos os animais. Todo mundo nasce, se acasala e morre. O que é específico do ser humano é que o homem escolhe a forma como ele vai fazer isso. Por mais que seja dentro de limites estreitos, social e culturalmente dados, o homem escolhe como vai realizar estes fatos básicos da vida e atribui um sentido a suas escolhas". (SARTI, 1992, p. 70) Lévi-Strauss tem um conceito que explica esse texto. Portanto, qual é esse conceito?
Alternativas:
a)
Cultura, conceito que nos remete à criatividade humana, ao mesmo tempo em que nos remete à diversidade de sua produção cultural.
b)
Sociedade, conceito que explica o fato de sermos seres sociais e gregários por natureza.
c)
Fato social total, aqueles fatos que englobam diferentes tipos de instituições sociais e relações sociais.
d)
Estrutura social, a rede de relações que forma instituições sociais e que organiza um grupo social.
e)
Estrutura social, composta pelos fatos sociais totais.
2)
O que podemos afirmar sobre a relação entre cultura de massa e educação: "O fenômeno da cultura de massa, responsável pela circulação de informações, favorecido pela fragilidade das instituições tradicionais de educação, constrói um ambiente favorável à difusão de valores e padrões de conduta diversificados e, por vezes, heterogêneos. Nesse contexto, aponta para uma nova arquitetura das relações sociais, em que as ações educativas não se realizam apenas nos espaços institucionais tradicionais. Ao contrário, essa nova configuração cultural alerta para outras modalidades educativas, circunstanciando a particularidade do processo de socialização na contemporaneidade." (SETTON, 2005, p. 246)
Alternativas:
a)
A educação contemporânea deve se afastar da cultura de massas.
b)
O espaço escolar tradicional é o único responsável pelas ações educativas.
c)
Os processos de socialização na contemporaneidade pouco mudaram desde a Revolução Industrial.
d)
A escola, enquanto instituição responsável pela socialização das crianças, reproduz ações educacionais independentemente da cultura de massa.
e)
A autora aponta para a necessidade de novas modalidades educativas, já que a cultura de massas nos introduz a novas formas de socialização na sociedade contemporânea.
3)
Sobre os ritos de passagem, o que explica por que festas de casamento e festas de formatura podem ser consideradas ritos de passagem, em nossa sociedade?
Alternativas:
a)
Ritos de passagem são festivais onde a estrutura dos papéis sociais se inverte e por isso casamentos são considerados ritos de passagem.
b)
Ritos de passagem dramatizam as relações de poder em uma sociedade. Formaturas sempre possuem mestres de cerimônia e casamentos sempre possuem as autoridades responsáveis pela celebração.
c)
Ritos de passagem marcam socialmente e culturalmente a mudança de status sociais ao longo dos estágios de vida. Formaturas podem expressar a saída do status de estudante para o de membro da sociedade do trabalho, e casamentos marcam a entrada na vida adulta.
d)
Ritos de passagem expressam a estrutura de relações sociais em que vivemos e os papéis sociais que exercemos no cotidiano. Casamentos e formaturas fazem parte do nosso cotidiano.
e)
Ritos de passagem servem para fortalecer as relações de parentesco e dar continuidade à rede de relações sociais.
4)
No texto: "O parentesco [...] não é a mesma coisa que a família. Há uma diferenciação importante. O parentesco e a família tratam dos fatos básicos da vida: nascimento, acasalamento e morte. Mas a família é um grupo social concreto e o parentesco é uma abstração, é uma estrutura formal. Isto quer dizer que o estudo do parentesco e o estudo da família são coisas diferentes: o estudo da família é o estudo daquele grupo social concreto e o estudo do parentesco é o estudo dessa estrutura formal, abstratamente constituída, que permeia esse grupo social concreto, mas que vai além dele". (SARTI, 1992, p. 70). O que a autora quer dizer quando afirma que o parentesco vai além da família?
Alternativas:
a)
O estudo das relações de parentesco nega a existência das famílias.
b)
A família é o dado observável, concreto, enquanto o parentesco é aquela rede que envolve mais do que casamento e filiação, envolve política, economia, religião.
c)
Para todos os autores que estudam parentesco, as famílias não são instituições universais, somente o parentesco é universal.
d)
Os estudos de parentesco nunca partem da família para construírem suas reflexões sobre as estruturas sociais formais.
e)
A família é a rede que envolve mais do que casamento e filiação, enquanto o parentesco é o dado observável.
Respostas
Resposta:
1) resposta certa
a) Cultura, conceito que nos remete à criatividade humana, ao mesmo tempo em que nos remete à diversidade de sua produção cultural.
2) resposta certa
e) A autora aponta para a necessidade de novas modalidades educativas, já que a cultura de massas nos introduz a novas formas de socialização na sociedade contemporânea.
3) resposta certa
c) Ritos de passagem marcam socialmente e culturalmente a mudança de status sociais ao longo dos estágios de vida. Formaturas podem expressar a saída do status de estudante para o de membro da sociedade do trabalho, e casamentos marcam a entrada na vida adulta.
4) resposta certa
b) A família é o dado observável, concreto, enquanto o parentesco é aquela rede que envolve mais do que casamento e filiação, envolve política, economia, religião
5) resposta certa
d) Ao dizer que a representação cultural da velhice é culturalmente determinada, o autor está dizendo que cada sociedade e cada cultura tem suas próprias formas de categorizar os velhos.
Explicação: conferida no ambiente