assinale a alternativa que indica, corretamente, como se pode lidar com déficits temporários na conta corrente:
A
Os déficits temporários na conta corrente podem ser dirimidos por meio da contração de empréstimos com o Fundo Monetário Internacional.
B
Quando ocorrem déficits temporários na conta corrente a situação pode ser resolvida por meio do aumento dos impostos cobrados pelo governo federal.
C
Em caso de déficit temporário na conta corrente, o problema poderá ser solucionado a partir do aumento de investimento nos bancos estatais.
D
Os déficits temporários na conta corrente podem ser financiados pela abertura da conta financeira do país ao capital externo.
E
Em caso de déficits temporários na conta corrente, eles podem ser financiados por superávits na conta financeira.
Respostas
O modelo padrão da abordagem intertemporal da conta corrente assume as hipóteses restritivas de que todos os bens são comercializáveis e que a taxa de juros internacional é constante. Neste artigo se segue o modelo de Bergin e Sheffrin (2000) para avaliar a dinâmica das transações correntes e a mobilidade de capitais no Brasil. O modelo BS percorre a linha dos modelos de valor presente e possibilita a introdução da taxa de juros e da taxa de câmbio. Os testes do modelo seguem a técnica econométrica desenvolvida por Campbell (1987) e Campbell e Shiller (1987). Os resultados empíricos sugerem que a introdução dos juros e do câmbio no modelo intertemporal não é suficiente para que se consiga explicar consistentemente as flutuações no saldo das transações correntes do Brasil.