5) Num triângulo, um ângulo externo tem de amplitude 122° um dos seus ângulos não adjacentes a esse é um triângulo reto. Qual a medida de amplitude do outro ângulo? *
32°
46°
58°
60°
68°
Respostas
Explicação passo-a-passo:
Simulados, Questões e Provas de Concursos Públicos.
HOME SIMULADOS QUESTÕES PROVAS DICAS CONCURSOS NOTÍCIAS FÓRUM MATERIAL APOSTILAS
Ângulos Internos e Externos de um Triângulo (Exercícios Resolvidos)
Ingrid Nunes Matemática, Ângulos Erramos?
Saiba aqui o que é, quais são e como calcular Ângulos Internos e Externos de um Triângulo. Confita também exercícios resolvidos com gabarito e exemplos.
Na geometria plana, os triângulos são polígonos formados por 3 lados e considerados uma das figuras geométricas mais simples.
Apesar disso, mesmo possuindo o menor número de lados possível para um polígono, o triângulo possui propriedades e características muito complexas e bastante utilizadas pela matemática.
Antes de tudo, é preciso saber que um ângulo, por possuir três lados, possui três ângulos internos cuja soma é sempre, não importando o tamanho do triângulo, igual a 180°.
Sendo assim, se considerarmos o triângulo XYZ, cujos ângulos internos são x, y e z, teremos que: x+ y + z = 180°
Valor do ângulo x
Qual o valor do ângulo x?
Sabendo que a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180°, precisamos somar os ângulos cedidos pelo exemplo e igualar a esse valor.
60 + 60 + X = 180
120 + X = 180
X = 60°
Já o teorema da soma dos ângulos externos de um triângulo diz que a soma de um ângulo externo é igual à soma dos dois ângulos internos não adjacentes a ele, ou seja, não vizinhos.
Valor do ângulo externo e interno
Sendo a, b e c os ângulos internos do triângulo ABC e d o ângulo externo, o valor de d é igual à soma de a e b, uma vez que c é o seu ângulo interno adjacente.
Exemplo:
Valor do ângulo a
Sabendo que o valor de ? é igual à soma dos seus dois ângulos internos, obtemos que:
? = 60 + 40
? = 100°