Respostas
Resposta:
as principais características de cada estilo e quando eles surgiram.
Explicação:
Angola
A capoeira Angola foi por muito tempo chamada apenas de capoeira. Esse é considerado o estilo mais antigo, tendo sido criado em meados do século 16, período em que o país recebeu milhares de escravos. Além disso, ele é considerado o estilo tradicional e mais próximo ao que era praticado pelos escravos. As principais características dele são o ritmo mais lento e o fato de que os golpes são mais rasteiros. Ou seja, dados mais próximos ao chão. Outra característica marcante do estilo Angola é o uso da malícia, sendo mais teatral, dissimulada e que faz uso de brincadeiras, para vencer o oponente no jogo. Um dos principais nomes da capoeira angola é o mestre pastinha, que inaugurou em fevereiro de 1941 o Centro Esportivo de capoeira Angola. A bateria, que dita o ritmo dos golpes, segue o som de três berimbaus, dois pandeiros, um agogô, um ganzá e um atabaque.
Regional
A capoeira Regional foi criada durante a década de 1920, quando a prática dela ainda era considerada crime. A criação é atribuída a Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba. Ele dizia que a capoeira estava perdendo as suas características principais de luta. Por isso, criou movimentos mais rápidos e tirou a parte das brincadeiras e teatralidade. Os golpes no estilo regional são focados principalmente no ataque e no contra-ataque, com bastante precisão. A bateria também foi modificada e conta apenas com um berimbau e dois pandeiros.
Contemporânea
A capoeira contemporânea surgiu durante a década de 1970, com uma mistura dos dois estilos anteriores. Aqui podem ser vistos elementos característicos da angola como as acrobacias e a teatralidade, bem como elementos da regional, como uma maior agilidade e precisão de movimentos. No entanto, ela não é considerada um terceiro estilo por todas as pessoas. Já que algumas acreditam que representa apenas uma evolução natural do estilo, enquanto outros dizem que é uma afronta às tradições.