• Matéria: ENEM
  • Autor: acbrs
  • Perguntado 5 anos atrás

A publicação da RDC CFF 661/18, que dispões sobre o cuidado farmacêutico relacionado aos suplementos alimentares, foi um marco para a profissão farmacêutica, em um momento onde a ANVISA havia acabado de publicar o novo marco regulatório sobre suplementos alimentares. Esta resolução permite que o profissional atue em estabelecimentos onde não existia a necessidade da presença de um farmacêutico, como lojas de produtos alimentícios, produtos naturais e suplementos alimentares. Nestas lojas, há a possibilidade de implementação de um consultório conjunto para atendimento daqueles que buscam estes produtos. Sobre a prescrição, o Art. 7º - diz que "O farmacêutico poderá prescrever suplementos alimentares, alimentos para fins especiais, chás, produtos apícolas, alimentos com alegações de propriedade funcional ou de saúde, medicamentos isentos de prescrição e as preparações magistrais formuladas com nutrientes, compostos bioativos isolados de alimentos, probióticos e enzimas, nos seguintes contextos". Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I-Para prevenção de doenças e de outros problemas de saúde.
II-Para recuperação da saúde, sempre que no processo de rastreamento houver identificação de riscos.
III-Na otimização do desempenho físico e mental, associado ao exercício físico ou não.
IV- Avaliando a dieta e realização de atividades físicas. Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Escolha uma:
a. I, II e III apenas.
b. I, II, III e IV.
c. I, III e IV apenas.
d. II, III e IV apenas.
e. I, II e IV apenas.

Respostas

respondido por: heloisampinheiro
7

Resposta:

a. I, II e III apenas. (CORRIGIDO PELO AVA)

Explicação:

Não é dever do farmacêutico avaliar dietas e exercícios físicos, o farmacêutico deve considerar a importância do trabalho interdisciplinar com outros profissionais de saúde, sempre que julgar necessário, realizando o encaminhamento do indivíduo a outros profissionais de saúde, para atendimento de demandas de maior complexidade ou especificidade.

Perguntas similares