Respostas
Resposta:Os principais instrumentos de navegação utilizados na época das grandes navegações foram: a bússola, o sextante, a sonda , o astrolábio, a luneta, a esfera armilar e o quadrante.
Resposta:
Oi, Eduarda.
No início do século XVI, a antiga arte da navegação começou a se desenvolver rapidamente em resposta aos exploradores oceânicos que precisavam encontrar suas posições sem pontos de referência, para determinar os locais de suas descobertas e para estabelecer rotas entre as terras recém-descobertas.
O refinamento dos instrumentos permitiu aos marinheiros do século XVI determinar a latitude com razoável precisão. Latitude era, portanto, extremamente importante para as navegações.
Explicação:
I - Instrumentos para medir a latitude.
O globo celestial era uma esfera montada representando os céus em vez da terra.
II - A Bússola Magnética.
Os instrumentos anteriores forneceram informações valiosas, mas seu uso dependia da visibilidade dos corpos celestes. Como resultado, os marinheiros confiavam na bússola magnética, um instrumento desenvolvido, provavelmente de forma independente, por chineses no século XI e europeus no século XII.
III - Instrumentos para medir o tempo.
O tempo exato é essencial para o cálculo exato. Água-relógios (clepsidras) e relógios de sol portáteis sofreu desvantagens óbvias a bordo do navio, de modo que a ampulheta foi o relógio mais frequentemente usado na navegação.
IV - Outras Ferramentas.
As cartas não apenas davam ao marinheiro uma ideia de para onde estava indo, mas também um meio de traçar suas posições passadas e presentes. Os cartógrafos e marinheiros enfrentaram muitos dos mesmos problemas, como a incapacidade de determinar a longitude precisa.
A placa transversal foi usada para aproximar o curso executado por um navio durante uma vigília. Consistia em uma peça circular de madeira na qual os pontos cardeais haviam sido pintados.
Usados para encontrar as características de profundidade e fundo do mar, o chumbo e a linha eram um auxílio à navegação antigo, mas altamente útil.