Leia o trecho do romance a seguir para responder à questão.
— Acho que é hoje — ela disse. — Agora — completou, com a voz mais forte, tocando-lhe o braço, porque ele é um homem distraído. Sim, distraído, quem sabe? Alguém provisório, talvez; alguém que, aos 28 anos, ainda não começou a viver. A rigor, exceto por um leque de ansiedades felizes, ele não tem nada, e não é ainda exatamente nada. (...) Vamos lá! A mulher que, em todos os sentidos, o sustentava já havia quatro anos, agora era sustentada por ele enquanto aguardavam o elevador, à meia-noite.
O Filho Eterno. Cristovão Tezza.
Entre as principais características do ROMANCE estão:
I. É um gênero textual que consiste em uma narrativa longa, escrita em prosa; tal narrativa é complexa, desenvolvida com a utilização de personagens, cenários, e espaço variados;
II. Existem tipos variados de romances, que atendem às diferentes demandas de leitores e estilos de seus autores: romances românticos, psicológicos, de suspense, de aventura, de ficção científica etc.
III. Por tratar-se de uma narrativa, o romance possui uma ação, lugar onde ela ocorre, tempo em que ela acontece, personagens que a realizam, uma trama e um ponto de vista, isto é, a perspectiva do narrador.
1. Quanto às afirmativas acima: *
1 ponto
a) somente a I está correta.
b) somente a II está correta.
c) somente a I e II está correta.
d) todas estão corretas.
Leia o trecho do romance a seguir para responder à questão.
Ela está pálida. As contrações. A bolsa, ela disse — algo assim. Ele não pensava em nada — em matéria de novidade, amanhã ele seria tão novo quanto o filho. Era preciso brincar, entretanto. (...) É um papel que representamos, o pai angustiado, a mãe feliz, a criança chorando, o médico sorridente, o vulto desconhecido que surge do nada e nos dá parabéns. (...) Há um cenário inteiro montado para o papel, e nele deve-se demonstrar felicidade. Orgulho, também. Ele merecerá respeito. Há um dicionário inteiro de frases adequadas para o nascimento.
O Filho Eterno. Cristovão Tezza.
2. Em um ROMANCE, o narrador pode ser: *
1 ponto
A) De três tipos: narrador-observador (que conhece toda a história que será narrada, porém, não participa dela), narrador-personagem (que conta na 1ª pessoa a história da qual participa também como personagem) e narrador-onisciente (que conhece tudo sobre os personagens e sobre o enredo, sabe o que passa no íntimo das personagens, conhece suas emoções e pensamentos).
B) Somente narrador-personagem, que conta na 1ª pessoa a história da qual participa também como personagem; tem uma relação íntima com os outros elementos da narrativa e sua maneira de contar é fortemente marcada por características subjetivas, emocionais.
C) Unicamente narrador-onisciente, que conta a história em 3ª pessoa e, às vezes, permite certas intromissões narrando em 1ª pessoa; ele conhece tudo sobre os personagens e sobre o enredo, sabe o que passa no íntimo das personagens, conhece suas emoções e pensamentos.
D) Somente narrador-observador, que, como o nome sugere, conhece toda a história que será narrada, porém, não participa dela; assim, ele conhece os fatos, mas não atua como um personagem da trama.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
1- d) todas estão corretas.
2-A) De três tipos: narrador-observador (que conhece toda a história que será narrada, porém, não participa dela), narrador-personagem (que conta na 1ª pessoa a história da qual participa também como personagem) e narrador-onisciente (que conhece tudo sobre os personagens e sobre o enredo, sabe o que passa no íntimo das personagens, conhece suas emoções e pensamentos).
Explicação:
Acabei de fazer no Classroom.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás