• Matéria: Matemática
  • Autor: cviniciusv
  • Perguntado 5 anos atrás

Seja q=30-4x-2y a equação de demanda de um produto A, x seu preço unitário e y o preço unitário de um bem BI.
a) Calcule as demandas marginais parciais ∂q/∂x e ∂q/∂y, explicando seu significado.
b) O que aumenta mais a demanda de A: diminuir em uma unidade seu preço unitário (mantendo o preço de B) ou diminuir em uma unidade o preço de B(mantendo o de A)?

*derivadas*

Respostas

respondido por: Poisson
1

Olá,

Temos a função demanda:

 \tt \: q = 30 - 4x - 2y

a) Vamos aplicar derivadas parciais para calcular as demandas parciais dos produtos.

Assim, segue:

 \tt \:  \dfrac{ \partial q}{ \partial x}  =  0 - 4(1) - 0 \\ \\   \tt \:  \dfrac{ \partial q}{ \partial x}  =  - 4 \\

 \tt \:  \dfrac{ \partial q}{ \partial y}  =  0 - 0 - 2( - 1) \\ \\   \tt \:  \dfrac{ \partial q}{ \partial y}  =  - 2 \\

Para o cálculo anterior lembre-se que para determinar a derivada parcial em relação a x, mantenha y constante. Faz o contrário para determinar a derivada parcial em relação a y.

Explicação das derivadas parciais obtidas: As derivadas parciais obtidas representam as elasticidade preço-demanda dos produtos. Em outras palavras, representam a sensibilidade na demanda quando ocorrem variações nos preços.

b) Você pode responder essa questão lembrando que a demanda responde inversamente ao preço (Lei da demanda), então, reduzir uma unidade do preço do produto A, aumenta a demanda em maior magnitude do que reduzir uma unidade do preço de B, ceteris paribus. Isso ocorre pois, o módulo da elasticidade de A é maior que o módulo da elasticidade de B, então, uma variação no preço de A produz maior acréscimo na demanda do bem A.

Perguntas similares