• Matéria: ENEM
  • Autor: isaribeirotp3257
  • Perguntado 5 anos atrás

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) tem como fim organizar a educação brasileira, contudo a sociedade está em contínuo processo de mudança, assim, os processos educacionais buscam acompanhar essas transformações. Antes da atual LDB (9394/1996), foram apresentados dois outros projetos. A respeito das duas LDBs apresentadas anteriormente, pode-se afirmar: I - Primeira LDB (Lei nº 4024/1961): organizava a educação em Ensino Pré-Primário; Ensino Primário e Ensino Médio, dividido em ginasial e colegial. II - Segunda LDB (Lei nº 5692/1971): organizada em Ensino Pré-Primário; Primeiro grau com 8 anos de duração, e Segundo grau com 3 ou 4 anos de duração. III - Segunda LDB (Lei nº 5692/1971): as escolas de segundo grau destinavam os jovens ao preenchimento de postos de trabalho na indústria, no comércio, nos serviços e na agricultura, chamado de Ensino Profissionalizante. IV - Primeira LDB (Lei nº 4024/1961): o papel do ensino médio era prover uma educação preparatória ao estágio superior. É correto o que se afirma em:

Respostas

respondido por: lseng
8

Resposta:

TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS

Explicação:

A primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi promulgada somente em 1961, o sistema de ensino continuou a ser organizado  segundo a legislação anterior:

• Ensino Pré-primário.

• Ensino Primário.

• Ensino Médio: dividido em ginasial (quatro anos) e o colegial (três anos ou mais).

Contudo, algumas características de democratização sobressaíram:

• autonomia aos órgãos estaduais, diminuindo a centralização do poder no MEC;

• regulamentação da existência dos Conselhos Estaduais de Educação e do Conselho Federal de Educação;

• dinheiro público não exclusivo às instituições de ensino públicas.

Após cerca de dez anos, já na vigência do Regime Militar (1964-1985), a Lei  nº 4.024/1961 foi reformulada pela Lei nº 5.692/1971 publicada em 11 de  agosto de 1971 e assinada pelo presidente general Emílio Médici.  A Lei nº 5.692 fundiu o ensino primário com o ginásio, retirando deste os ramos  profissionais, e constituiu o primeiro grau com oito anos de duração, obrigatório  para as crianças e jovens de 07 a 14 anos de idade. O segundo grau ficou reduzido  aos três ou quatro anos do antigo Ensino Médio. A antiga função do Ensino Médio  de fornecer uma educação preparatória ao estágio superior foi subordinada à  habilitação profissional: a formação de técnicos e auxiliares-técnicos destinados ao  preenchimento de postos de trabalho na indústria, no comércio, nos serviços e na  agricultura passava a ser o objetivo de todas as escolas de segundo grau. Para diminuir  as resistências dos jovens, o novo ensino foi chamado de profissionalizante.

respondido por: denisjrsilva
1

Resposta:

TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS

Explicação:

Perguntas similares