Respostas
O sedentarismo é a falta ou ausência de atividades físicas, resultando em um gasto calórico reduzido.
Uma pessoa é considerada sedentária quando não consegue gastar o mínimo de 2.200 calorias por semana com atividades físicas. O indivíduo ativo deve gastar no minimo 300 calorias por dia.
O sedentarismo possui alta incidência na população, sendo considerado um problema de saúde pública.
Algumas atividades do atual modo de vida das pessoas favorecem o sedentarismo, por exemplo:
Fazer uso de carro mesmo em pequenos trajetos;
Utilizar escadas rolantes;
Rotina tomada por diversas atividades;
Deixar de realizar algumas atividades domésticas;
Consumo exagerado de alimentos industrializados;
Passar várias horas utilizando o computador ou em frente a TV.
Resposta:
O que favorece o sedentarismo
Algumas situações que favorecem o sedentarismo incluem a falta de tempo ou de dinheiro para pagar a academia. Além disso, a praticidade em pegar o elevador, usar a escada rolante, estacionar o carro perto do trabalho e o uso do controle remoto, por exemplo, favorecem o sedentarismo, já que assim a pessoa evitar subir escadas ou andar até o trabalho, por exemplo.
Por isso, para que a pessoa possa se movimentar mais, mantendo os músculos fortes e a saúde cardíaca é recomendado optar sempre pela \\\'moda antiga\\\' preferindo as escadas e sempre que possível andar à pé. Mas ainda assim, deve fazer algum tipo de exercício todas as semanas.
8 malefícios que o sedentarismo pode causar
O sedentarismo pode resultar em diversas consequências para a saúde, como por exemplo:
Falta de força muscular por não estimular todos os músculos;
Dor nas articulações devido ao excesso de peso;
Acúmulo de gordura abdominal e no interior das artérias;
Aumento excessivo do peso e até mesmo obesidade;
Aumento do colesterol e triglicerídios;
Doenças cardiovasculares, como Infarto ou AVC;
Aumento do risco de Diabetes tipo 2 devido a resistência à insulina;
Roncos durante o sono e Apneia do sono porque o ar pode passar com dificuldade pelas vias aéreas.
O aumento do peso pode ser a primeira consequência de ser sedentário e as outras complicações surgem aos poucos, com o passar do tempo e são silenciosas.
O sedentarismo não acomete apenas os adultos, ele também é bastante comum na infância e adolescência, trazendo consequências para a vida adulta.
Muitas crianças substituíram o ato de brincar por assistir TV, jogar vídeo-game, usar computadores e tablets. Os adolescentes também passam horas em frente aos computadores, TV e utilizando celulares.
Sedentarismo e obesidade
A obesidade pode surgir em decorrência do sedentarismo. Isso acontece quando o sedentarismo é associado a uma dieta rica em açúcares e gorduras.
Existem várias causas para o sedentarismo, sendo a principal delas a falta prática de exercícios físicos e de uma alimentação saudável. Algumas atividades do atual modo de vida das pessoas favorecem o sedentarismo, por exemplo:
- Além disso, o consumo excessivo de alimentos industrializados, horas na frente da televisão ou computador e uma rotina repleta de atividades causam o sentimento de preguiça no indivíduo.
- Como toda causa há uma consequência, aqui não seria diferente. O sedentarismo não é bom para a saúde e causa perda de força física e atrofia os músculos. Uma das saídas é começar a praticar atividade física.
- Além de melhorar a parte muscular e diminuir o acúmulo de gordura, evita o surgimento de diabetes tipo 2, hipertensão arterial e infarto do miocárdio.
A obesidade pode surgir em decorrência do sedentarismo. Isso acontece quando o sedentarismo é associado a uma dieta rica em açúcares e gorduras. A obesidade é o acúmulo de gordura corporal em excesso, caracterizada pelo volume excessivo do ventre e de outras partes do corpo.