Continuidade dos Parques O conto está dividido em apenas dois parágrafos. Como se justifica essa divisão? Explique, levando em conta os trechos sublinhados no primeiro parágrafo.
Respostas
Resposta:
peguei do plurall
Explicação:
Os trechos sublinhados descrevem o progressivo envolvimento do leitor na história que está lendo. O leitor afasta-se progressivamente (linha a linha, palavra a palavra) da realidade e passa a "viver" imaginariamente o mundo da ficção. A passagem do primeiro para o segundo parágrafo marca o corte ou o momento a partir do qual o leitor está totalmente absorvido, ou seja, já perdeu contato com a realidade.
O conto de Júlio Cortázar, nomeado de Continuidade dos Parques, possui apenas dois parágrafos para destacar a divisão entre a ficção e a realidade. Em um primeiro momento a história parece ser apenas uma ficção, que em um segundo momento ganha traços da realidade.
O conto de Júlio Cortázar em foco
O conto Continuidade dos Parques em um primeiro momento destaca um leitor que, inicialmente, está em um trem e não consegue se concentrar na leitura, porém, em um recanto da sua casa se senta e começa a adentrar na ficção.
A questão é que no segundo parágrafo, em que mais alguns trechos da história se destacam, em um certo momento a ficção parece se tornar a história daquele leitor, confundindo a percepção do que é uma narrativa inventada e uma história verídica.
Características dos textos de Júlio Cortázar
Uma das características dos textos de Júlio Cortázar refere-se ao fluxo de consciência, ou seja, o autor consegue descrever aquilo que se passa na cabeça do personagem. Esse fluxo de consciência é reproduzido com profundidade psicológica, destacando questões existenciais.
Outra característica refere-se ao uso da intertextualidade, ou seja, uma mistura de textos em um mesmo texto. Também é possível notar a divisão, fragmentação das ideias.
Saiba mais sobre os textos de Júlio Cortázar em:
https://brainly.com.br/tarefa/28255418
https://brainly.com.br/tarefa/48095652