• Matéria: História
  • Autor: clara02282403
  • Perguntado 5 anos atrás

O que significou a guerra de Canudos para a história da Bahia?
URGENTE!
ME AJUDEM POR FAVOR!
URGENTE!​

Respostas

respondido por: marialeticiaalmeida
1

Explicação:

A Guerra de Canudos foi um movimento de resistência à opressão de latifundiários no sertão nordestino acabou com a destruição do povoado de Canudos, na Bahia. A região onde foi estabelecido o vilarejo de Canudos, no interior da Bahia, era marcada por latifúndios improdutivos, secas cíclicas e desemprego crônico. Diante da extrema miséria, milhares de sertanejos começaram a migrar para os arredores da Fazenda Canudos, que ficava às margens do rio Vaza-Barris.

Caráter religioso

A população se organizava ao redor de um líder religioso, Antônio Vicente Mendes Maciel, apelidado de Antônio Conselheiro. Natural do Ceará, vagou pelos sertões por 25 anos até se estabelecer em Canudos, em 1893.

A guerra

Na prática, a guerra consistiu em quatro expedições militares, que mobilizaram 12 mil soldados de 17 estados brasileiros. Nas três primeiras, os sertanejos resistiram e chegaram a matar o comandante das tropas federais em combate. Na última, porém, em 1897, o exército republicano incendiou Canudos e matou grande parte da população e degolou prisioneiros — a quem havia prometido anistia —, inclusive mulheres e crianças.

O cadáver de Antônio Conselheiro, que havia morrido poucos meses antes supostamente de disenteria, foi exumado e teve sua cabeça decepada.

Informações tiradas do site: O que voce precisa saber sobre a Guerra dos Canudos.

Perguntas similares