. Sobre o Movimento de Canudos, pode-se afirmar que: * 1 ponto a) Conselheiro erigiu em Canudos uma sociedade mais igualitária, refúgio para os desprotegidos e espoliados. b) A criação de uma comunidade igualitária em Canudos contou com a simpatia dos grandes fazendeiros da região. c) A Igreja se posicionou a favor de Conselheiro, pois seus ideais igualitários eram compatíveis com a doutrina do Cristianismo. d) Conselheiro pregava contra a República, obtendo, com isso, o apoio dos monarquistas, que pretendiam o retorno de D. Pedro I.
Respostas
Resposta:
a)
Explicação:
A questão de Canudos era um movimento messiânico no Arraial de Belo Monte-BA, liderado por Antônio Conselheiro.
Os sertanejos que viviam em Canudos não contestavam o regime republicano assumido no país, mas tiveram mobilizações irregulares contra a municipalização da cobrança de impostos.
As pessoas que realmente se importaram foram aqueles que participavam da imprensa, do clero e os latifundiários, que não gostaram da nova cidade independente, por isso organizaram a guerra contra o arraial de Canudos e os seus habitantes.
O governo da Bahia não aceitava que os moradores de Canudos não pagassem impostos e vivessem sem leis, além disso Antônio Conselheiro era acusado por defender a retomada da Monarquia, que tinha sido substituída pela República no ano de 1889. Porém, Antônio Conselheiro na verdade defendia o fim da cobrança dos impostos e relatava que tinha sido mandado por Deus para acabar com as diferenças e injustiças sociais.
Espero ter ajudado! :)
Resposta:
1-a 2-d
Explicação:
confiaa ta certinho