Como os historiadores determinam os marcos cronológicos que eles consideram mais relevantes?Resposta : *
Respostas
Resposta: Olá, a divisão da História em fases foi um trabalho realizado por historiadores modernos e, atualmente, é criticada por muitos.
É importante considerarmos que essa classificação é uma definição realizada com intuito de facilitar o estudo e o ensino da História por uma perspectiva cronológica. Essa divisão, portanto, agrupa os acontecimentos pela passagem do tempo e estipula marcos que determinam o início e fim de cada fase.
Não devemos ter uma visão engessada acerca dos períodos históricos e os marcos que estipulam a passagem de um período para o outro. Sendo assim, é importante compreender que a Europa não assumiu as características básicas que a definiram na Idade Média em 476, mas, nesse ano, um acontecimento importante deu início às transformações que, ao longo dos séculos, deram a forma da Idade Média.
Explicação:
Algumas críticas são feitas a essa divisão, uma vez que ela usa apenas a cronologia como ferramenta para realizar a divisão dos conteúdos da História. Além disso, ela é criticada por ser eurocêntrica e focar apenas em aspectos relacionados aos acontecimentos diretamente relacionados ao continente europeu. Atualmente, existem historiadores que debatem alternativas ao uso excessivo da cronologia como ferramenta de ensino e estudo da História.
Por: Paulla Alves, GRADUANDO EM HISTÓRIA.
Espero ter ajudado e bons estudos