O mapa a seguir representa as capitanias hereditárias. Por qual razão foram criadas as capitanias hereditárias?
Respostas
Resposta:
O rei português percebeu que, diante da ameaça estrangeira, era necessário criar uma frente de colonização para garantir a posse da terra. Sendo assim, em 1534, o rei português decidiu dividir as terras que pertenciam a Portugal pela força do Tratado de tordesilhas em capitanias hereditárias.
As capitanias hereditárias foram criadas como uma maneira de iniciar um processo de colonização descentralizado para, ao mesmo tempo povoar, gerar renda e proteger o território de invasores estrangeiros.
Contextualizando a criação das capitanias hereditárias
O acordo que assegurava a propriedade das terras brasileiras à Portugal era reconhecido apenas por Espanha, Portugal e pela Igreja Católica.
Isso significa que nações estrangeiras, como a França e os Países Baixos contestavam a validade das atribuições e ameaçavam até mesmo o uso da força para reivindicar partes deste território, caso necessário.
Para evitar isso, Portugal dividiu os territórios que lhe eram de direito em faixas para exploração e povoamento, evitando que o processo de colonização se concentrasse demais em apenas uma região, o que facilitaria invasões de terceiros.
Saiba mais sobre as capitanias hereditárias em https://brainly.com.br/tarefa/1639128
#SPJ2