01. Guerra e tráfico atlântico considere as alternativas (V) verdadeiras ou (F) falsas.
Alguns lideres africanos (chefes de linhagem, principes, reis) desejava armas de fogo para manter ou ampliar seu
poder Na África. começaram a acontecer guerras com o objetivo de conseguir prisioneiros para trocá-los por armas de fogo e outros produtos. .
No século XV, com a chegada dos portugueses à África, a escravidão se avolumou e as guerras se multiplicaram, os europeus, por sua vez, desejavam escravos e os líderes africanos desejavam armas de fogo.
( Todas as lideranças africanas envolveram-se com a obtenção e venda de escravos com o tráfico atlántico.
(A) F VFV
(B) V FFV (C) V V VF
DFVFV
Me ajudem por favor preciso até as 23:59
Respostas
Resposta:
Durante muito tempo, acreditou-se na ideia de que a escravidão ocorrida na África fora mais branda e humanista se comparada à escravidão praticada na América até o século XIX. Muitos defendiam a tese de que o cativo era absorvido pelo povo que o capturava, caracterizando uma escravidão exclusivamente de cunho doméstico, mas, conforme veremos, a escravidão na África não ocorria somente neste formato.
No presente texto, nosso principal objetivo é analisar a escravidão existente na África e comparar com a escravidão presente no Novo Mundo. No entanto, não podemos comparar a brutalidade da escravidão na África com a da escravidão na América. “Qual escravidão foi mais brutal com os escravos, a africana ou a americana?”. Essa pergunta não tem resposta, pois os parâmetros utilizados por cada forma de escravidão pautam-se na realidade social, política e cultural específica de cada continente.