“A imaginação sociológica capacita seu possuidor a compreender o cenário histórico mais amplo, em termos de seu significado para a vida íntima e para a carreira exterior de numerosos indivíduos. (...) Busca-se a estrutura da sociedade moderna e dentro dessa estrutura são formuladas as psicologias de diferentes homens e mulheres. Através disso, a ansiedade pessoal dos indivíduos é focalizada sobre fatos explícitos e a indiferença do público se transforma em participação nas questões públicas”
Mills, C. W. A Imaginação Sociológica. 1.a ed. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro, Zahar, 1965
O trecho acima contextualiza o pensamento de Wright Mills acerca da necessidade de compreender a vida social a partir de perspectivas individuais. Considerando este cenário, considere V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas:
( ) A imaginação sociológica consiste em entender a própria realidade e, por conseguinte, saber interpretar a realidade social em que o sujeito está inserido.
( ) Questionar, indagar e refletir sobre a realidade individual e social são tarefas inerentes à imaginação sociológica.
( ) Tais fatos relacionados a imaginação sociológica possuem relação direta também com o conceito de fato social de Durkheim.
( ) Mesmo a imaginação sociológica sendo um conceito de Mills, outros sociólogos pensaram na mesma competência para entender processos sociais, como Auguste Comte.
A sequência que contempla corretamente as afirmativas é:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, F, F.
Alternativa 2:
V, F, V, F.
Alternativa 3:
V, F, F, F.
Alternativa 4:
F, V, V, V.
Alternativa 5:
F, V, V, F.
Respostas
Resposta:
Alternativa 1
Explicação:
( V ) A imaginação sociológica consiste em entender a própria realidade e, por conseguinte, saber interpretar a realidade social em que o sujeito está inserido.
(V ) Questionar, indagar e refletir sobre a realidade individual e social são tarefas inerentes à imaginação sociológica.
( F) Tais fatos relacionados a imaginação sociológica possuem relação direta também com o conceito de fato social de Durkheim. (Para Durkhein, o objetivo do estudo da Sociologia não pode ser baseado em uma soma de indivíduos e sim em um fato social.)
( F ) Mesmo a imaginação sociológica sendo um conceito de Mills, outros sociólogos pensaram na mesma competência para entender processos sociais, como Auguste Comte. ( Para Comte o modelo racional para colaborar com a mudança no pensamento social e, a partir daí, criou a Filosofia Positiva, ou seja, total poder da razão explica o mundo )
Resposta:
V/ V/ F/ F.
Explicação:
Confia.