10) As Cruzadas foram expedições militares criadas pela Igreja Católica em parceria com a nobreza europeia para combater os muçulmanos e reconquistar Jerusalém. Longe de alcançar o seu objetivo, as Cruzadas tiveram como principal consequência: *
1 ponto
a) a reabertura do comércio entre Ocidente e Oriente por meio do comércio de especiarias orientais, provocando a partir do século XI o fortalecimento do comércio na Europa, o surgimento de uma classe social dedicada exclusivamente ao comércio chamada de Burguesia e o renascimento urbano europeu, já que a atividade comercial colaborou para o surgimento de núcleos urbanos em torno das feiras que foram surgindo pela Europa.
b) a derrocada da nobreza europeia que se viu falida ante a derrota para os muçulmanos, e a difusão do islamismo pela Europa já que a Igreja Católica não conseguiu impor o cristianismo aos seguidores do islã durante as campanhas militares dos Cruzados.
c) a falência do sistema feudal por causa das inúmeras mortes de camponeses nas campanhas militares dos Cruzados que foram arregimentados como combatentes dos exércitos cristãos nas lutas contra os muçulmanos. Assim, o número reduzido de servos nos feudos não foi capaz de produzir alimentos suficientes para abastecer os feudos da Europa, gerando uma grande calamidade com a fome sofrida pela população.
d) Uma forte imigração de povos orientais em direção a Europa.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Letra A - a reabertura do comércio entre Ocidente e Oriente por meio do comércio de especiarias orientais, provocando a partir do século XI o fortalecimento do comércio na Europa, o surgimento de uma classe social dedicada exclusivamente ao comércio chamada de Burguesia e o renascimento urbano europeu, já que a atividade comercial colaborou para o surgimento de núcleos urbanos em torno das feiras que foram surgindo pela Europa.
Explicação:
confia
joaofelix169:
Confia B)
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás