• Matéria: Português
  • Autor: ketillynvitoria2010
  • Perguntado 5 anos atrás

PRECISO DE UMA FÁBULA QUE OS PERSONAGENS SEJA 2 GATOS E 2 CACHORROS. QUE TENHA UMA LIÇÃO DE MORAL. NO MÁXIMO 15 LINHAS

Respostas

respondido por: andmotopereira
1

Resposta:

Explicação:

Do Latim, Fábula significa “história, jogo ou narrativa”. Enquanto gênero discursivo, é desenvolvida a partir dos elementos essenciais característicos dos tipos de textos narrativos, como personagens (protagonista, antagonista e coadjuvante), narrador (personagem, observador ou onisciente), foco narrativo (1º ou 3º pessoa), tempo (cronológico ou psicológico) e espaço (onde acontece a história).

Com relação às características do gênero fábula, podemos dizer que se trata de uma composição literária em prosa e, de maneira geral, bastante breve. Os personagens das fábulas são animais que se personificam, ou seja, adquirem características dos seres humanos.

É relevante destacarmos que existem outros gêneros discursivos narrativos bastante próximos à Fábula, diferenciando-se apenas com relação aos tipos de personagens que aparecem nos textos, como é o caso do Apólogo (objetos, seres inanimados e partes do corpo de seres vivos) e da Parábola (apenas seres humanos).

A Fábula e o público infantojuvenil

Com relação ao público infantil, a fábula representa um importante espaço para a disseminação de valores essenciais às relações sociais, como ética, amizade, respeito às diferenças, humildade, generosidade etc. Por essa razão, podemos dizer que as fábulas são textos bastante eficientes no que se refere aos aspectos didático-pedagógicos, já que abordam conflitos inerentes à vida dos seres humanos em sociedade de maneira lúdica.

Outra característica que torna a fábula um gênero discursivo bastante didático-pedagógico é a explicitação da “Moral da história”, que é uma interpretação ou análise breve a respeito da história, sendo geralmente exposta após o desfecho da narrativa. É importante ressalvar que nem todas as fábulas apresentam a “Moral da história” ao final.

Muitos estudiosos acreditam que as primeiras Fábulas tenham sido criadas oralmente, no século 6 a.C., por um escravo da Grécia Antiga chamado de Esopo. Grande parte das fábulas de Esopo é conhecida, sobretudo, em virtude das contribuições de Jean de La Fontaine, um escritor francês que se dedicou a passar para o papel as histórias de Esopo, eternizando-as.

Leia agora as Fábulas “O galo e a pérola” e “O lobo e o cordeiro”, de Esopo, para que possa observar a estrutura e as características desse gênero discursivo:

Perguntas similares