• Matéria: Português
  • Autor: zudo76
  • Perguntado 5 anos atrás

Princípio não é certamente um termo de Tales, mas é sem dúvida o termo que, melhor do que qualquer outro, indica o pensamento de que a água é origem de tudo. Pois bem, o princípio-água não tem absolutamente mais nada a ver com qualquer princípio mítico. É, como diz Aristóteles, “aquilo de que derivam originariamente e em que se dissolvem por último todos os seres”, é “uma realidade que permanece idêntica na transformação das suas afecções”, vale dizer, uma realidade “que continua a existir intransformada”, mesmo através do processo gerador de tudo. Portanto é a) fonte ou origem das coisas, b) foz ou termo último das coisas, c) permanente sustento das coisas. Em suma, o “princípio” é aquilo do qual as coisas vêm, aquilo pelo que são, aquilo no qual terminam. Tal princípio foi denominado com propriedade por esses primeiros filósofos de phýsis.

De que forma os três sentidos de princípio (ou phýsis), destacados no texto, estão relacionados com um pensamento imanente?

Respostas

respondido por: brendaisis
3

O princípio supracitado no texto acima compreende o "princípio gerador". Segundo Tales de Mileto, a água compreende elemento responsável pela origem, e pela formação de todas as coisas.

Conforme tal teoria, nota-se que odas as coisas foram originadas da água, haja vista que quando este elemento estava denso, poderia ser transformado em terra, tornaria-se posteriormente vapor, e retornaria ao meio natural por intermédio da condensação.

Perguntas similares