• Matéria: História
  • Autor: Onzinh0
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia o texto abaixo e, com base nele, julgue as seguintes afirmativas.

Leviatã é um monstro bíblico que aparece no livro de Jó. Hobbes diz: o soberano governa pelo temor que inflige [impõe] a seus súditos. Porque, sem medo, ninguém abriria mão de toda a liberdade que tem naturalmente; se não temesse a morte violenta, que homem renunciaria ao direito que possui, por natureza, a todos os bens e corpos?

RIBEIRO, Renato Janine. Hobbes: o medo e a esperança. In: WEFFORT, Francisco C. (Org.) Os clássicos da política. São Paulo: Ática, 1991. p. 71.

I. Para governar é necessário infligir o temor porque só assim as pessoas têm coragem de abrir mão da própria liberdade.

II. Segundo o autor, todos os seres humanos estavam ameaçados de extinção. Contra essa ameaça era necessária a presença da Igreja para poder impor ordem na sociedade e oferecer segurança.

III. Para Hobbes, os súditos devem respeitar o soberano, mas não temê-lo.

IV. O homem deve abrir mão de toda a sua liberdade de forma natural. Não deve, também, temer a morte violenta.

V. Os homens, naturalmente, possuem bens e corpos e, por isso, o governante que deseja ter domínio sobre eles e impor-lhes a submissão, precisa conseguir que tenham medo da morte violenta.

VI. Hobbes dizia que havia um tempo em que as pessoas viviam em liberdade, sem que ninguém mandasse em ninguém. Essa liberdade não era boa porque fazia com que os seres humanos se atacassem mutuamente, sem limites.

Marque a alternativa que indica as afirmativas corretas:


A
II e VI

B
I, II e V

C
I, V e VI

D
II, III e IV

Respostas

respondido por: hectorbonami13
4

Resposta:

A alternativa correta é a letra C

Explicação:

A número II está errada, pois o texto não fala de que o ser humano estava ameaçado de extinção, então ja descartamos essa afirmação, e com isso tiramos a letra A, B e D

espero ter-lhe ajudado

respondido por: luisfelipepro893
0

Resposta:

Alternativa correta é a letra c) I, V e VI

Explicação:

Perguntas similares